<b> PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO </b>

Autores

  • Adriana Miranda Macedo
  • Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros

Resumo

O trabalho objetiva compreender os principais fatores que evidenciam um déficit em alunos de inteligência “normal” no processo de alfabetização. De forma mais específica, objetiva analisar o problema de aprendizagem enquanto vinculado a dificuldades na identificação dos sons e das grafias, na compreensão e interpretação da leitura e escrita. A psicopedagogia, como área de conhecimento, preocupa-se com as questões de aprendizagem. Possui, portanto, subsídios teóricos para analisar as dificuldades que o sujeito encontra para aprender, bem como refletir psicopedagogicamente sobre os problemas de aprendizagem que se impõem ao processo de aquisição da linguagem como forma de contribuir e melhorar a qualidade do ensino das classes de alfabetização. Neste estudo, foi possível entender um pouco mais as questões pertinentes ao processo de alfabetização e os aspectos que interferem e rotulam os alunos como fracassados, elevando o índice de repetência escolar.
Palavras-Chave: alfabetização, aprendizagem, problemas de aprendizagem, psicopedagogia

Biografia do Autor

Adriana Miranda Macedo

Aluna do Curso de Especialização em Psicopedagogia – UNIFRA– Santa Maria/RS

Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros

Profª Orientadora Centro Universitário Franciscano – Unifra; Doutoranda em Educação-Unisinos

Downloads

Como Citar

Macedo, A. M., & Medeiros, M. das G. C. da S. (2011). <b> PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO </b>. Educação, 28(1), 113–127. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4330

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua