<b> A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico </b>

Autores

  • Vânia Beatriz Müller

Resumo

Esse artigo se refere a uma proposta músico pedagógica, desenvolvida no primeiro semestre de 2002, na disciplina “Laboratório”, com alunos de graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Florianópolis. O texto traz reflexões sobre o imbricamento da subjetivação com a criação e improvisação musicais, a partir da análise de depoimentos escritos pelos alunos. Os depoimentos trazem suas percepções sobre seu próprio desenvolvimento nas vivências musicais e sobre como alguns conceitos como singularidade, diversidade, autoria, autonomia, homogeneização, e subjetividade, foram contemplados musicalmente, no decorrer do semestre. Palavras-chave: Vivência Musical, Subjetivação, Cotidiano.

Downloads

Como Citar

Müller, V. B. (2011). <b> A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico </b>. Educação, 28(2), 71–78. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/4165

Edição

Seção

Dossiê: Educação Musical