<b> A subjetivação em vivências musicais: um processo pedagógico </b>
Resumo
Esse artigo se refere a uma proposta músico pedagógica, desenvolvida no primeiro semestre de 2002, na disciplina “Laboratório”, com alunos de graduação dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música, na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, em Florianópolis. O texto traz reflexões sobre o imbricamento da subjetivação com a criação e improvisação musicais, a partir da análise de depoimentos escritos pelos alunos. Os depoimentos trazem suas percepções sobre seu próprio desenvolvimento nas vivências musicais e sobre como alguns conceitos como singularidade, diversidade, autoria, autonomia, homogeneização, e subjetividade, foram contemplados musicalmente, no decorrer do semestre. Palavras-chave: Vivência Musical, Subjetivação, Cotidiano.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________