<b> Texto e contexto: questões metodológicas da pesquisa em educação e comunicação </b>
Palavras-chave:
Hermeneutics, public school, Estado de Minas (Brazilian newspaper), Brazil, press reports, news story, press, 1930 Revolution in Brazil.Resumo
O artigo discute questões metodológicas que envolvem a interpretação das notícias sobre escola pública divulgadas no jornal Estado de Minas entre 1930 e 1934. Afirma-se que a reciprocidade dialética entre o texto da notícia e o contexto de sua produção e veiculação deve ser considerada. Para isso, propõe-se uma hermenêutica das notícias a partir da releitura da "revolução de trinta" no Brasil como revolução passiva, conceito formulado por Antonio Gramsci para explicar processos de modernização capitalista feita pelo alto, com participação popular controlada, vigiada e dirigida pelas elites dominantes. O jornal e a escola surgem, naquele contexto, como espaços de disputas ideológicas entre diferentes grupos sociais visando a conquista da hegemonia política e cultural. As notícias sobre escola pública, divulgadas nas páginas do jornal, expressam de forma viva e contraditória as transformações de um país que dava apenas seus primeiros passos no caminho da democracia política e social.
Palavras-chave: Hermenêutica. Escola Pública. Jornal Estado de Minas. Brasil. Notícias. Reportagens Impressas. Revolução no Brasil em 1930.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________