<b> Texto e contexto: questões metodológicas da pesquisa em educação e comunicação </b>

Autores

  • Admilson de Souza Soares

Palavras-chave:

Hermeneutics, public school, Estado de Minas (Brazilian newspaper), Brazil, press reports, news story, press, 1930 Revolution in Brazil.

Resumo

O artigo discute questões metodológicas que envolvem a interpretação das notícias sobre escola pública divulgadas no jornal Estado de Minas entre 1930 e 1934. Afirma-se que a reciprocidade dialética entre o texto da notícia e o contexto de sua produção e veiculação deve ser considerada. Para isso, propõe-se uma hermenêutica das notícias a partir da releitura da "revolução de trinta" no Brasil como revolução passiva, conceito formulado por Antonio Gramsci para explicar processos de modernização capitalista feita pelo alto, com participação popular controlada, vigiada e dirigida pelas elites dominantes. O jornal e a escola surgem, naquele contexto, como espaços de disputas ideológicas entre diferentes grupos sociais visando a conquista da hegemonia política e cultural. As notícias sobre escola pública, divulgadas nas páginas do jornal, expressam de forma viva e contraditória as transformações de um país que dava apenas seus primeiros passos no caminho da democracia política e social.

Palavras-chave: Hermenêutica. Escola Pública. Jornal Estado de Minas. Brasil. Notícias. Reportagens Impressas. Revolução no Brasil em 1930.

Downloads

Publicado

2011-09-28

Como Citar

Soares, A. de S. (2011). <b> Texto e contexto: questões metodológicas da pesquisa em educação e comunicação </b>. Educação, 30(1), 71–88. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3777

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua