<b>Significado e sentido da atividade de brincadeira para professoras de educação infantil</b>

Autores

  • Dijnane Fernanda Vedovatto Iza
  • Maria Aparecida Mello

Palavras-chave:

Meaning and Purposes About Plays, Childhood Education Teachers, Principal Play Activities.

Resumo

Nesse artigo discutimos a importância da professora de Educação Infantil ter clareza do significado e do sentido de trabalhar as atividades de brincadeira com as crianças de zero a seis anos. Este trabalho é parte de uma tese de doutorado, em que um dos objetivos foi revelar os significados e sentidos das atividades de brincadeiras atribuídos por professoras de Educação Infantil. Parte da metodologia utilizada na pesquisa envolveu entrevista com cinco professoras de Educação Infantil que participaram de um curso de extensão sobre o tema e, ainda, filmagens de suas rotinas e atividades com as crianças. Os resultados indicaram que os significados e sentidos atribuídos por essas professoras em propor atividades de brincadeiras para as crianças relacionam-se à compreensão dessa atividade como geradora das aprendizagens para essa faixa etária e, por isso, elas precisam ser desenvolvida de forma prazerosa. As modificações no trabalho pedagógico com as crianças são atribuídas aos cursos realizados, uma vez que os professores trocam experiências, discutem problemas, sugerem soluções e ampliam as possibilidades do seu trabalho com as crianças, o que pode significar a melhoria da qualidade na Educação Infantil. Daí a importância das políticas públicas investirem em ações de formação continuada de professoras de Educação Infantil em parceria com a universidade, de modo que as professoras desse nível de ensino possam ampliar suas concepções sobre o brincar e sentir-se seguras em propor e incentivar as brincadeiras entre as crianças.

Palavras-chave: Significado e sentido das brincadeiras. Professoras de Educação Infantil. Atividade principal de brincadeiras.

Downloads

Como Citar

Iza, D. F. V., & Mello, M. A. (2015). <b>Significado e sentido da atividade de brincadeira para professoras de educação infantil</b>. Educação, 34(2), 279–294. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/240

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua