Não é fita, é fato: tensões entre instrumento e objeto – um estudo sobre a utilização do cinema na educação

Arlete Cipolini, Amaury Cesar Moraes

Resumo


Este trabalho aborda a relação entre a escola e os recursos audiovisuais utilizados por ela, destacando-se entre estes o cinema. A premissa é a de que mesmo as escolas estando cada vez mais equipadas, a inserção do cinema no cotidiano escolar, efetivamente, não se realiza. Com o avanço tecnológico e o aperfeiçoamento dos equipamentos audiovisuais, hoje, a grande maioria da população tem acesso às grandes produções cinematográficas através de fitas de videocassete e DVD. Tal crescimento parece ser ignorado pela educação escolar, e as administrações públicas divulgam largamente o fato de equiparem as escolas para a reprodução de filmes, mas sem uma preocupação paralela de formação e capacitação dos professores para tal empreendimento. Este trabalho também tece reflexões sobre a importância histórica da linguagem do cinema e de seu caráter de conhecimento historicamente acumulado a ser transmitido pela escola aos que a ela chegam. As hipóteses deste projeto – de que a linguagem do cinema, além de ser um instrumento pedagógico (recurso didático), também é um objeto de conhecimento que possibilita a percepção da realidade mais ampla, e de que os cursos de formação de professores não os preparam para uma adequada utilização deste recurso e para a apropriação desta linguagem – foram, durante a trajetória teórica e empírica, confirmadas, o que comprova que a escola ainda faz uma utilização fragmentada, inadequada e incipiente das novas linguagens, tecnologias e saberes; obtendo, conseqüentemente, resultados muito aquém dos que poderia atingir através de uma apropriação efetiva dessas linguagens, tecnologias e saberes.

Palavras-chave: Educação. Cinema. Formação de professores.

Palavras-chave


Education; Cinema; Teacher Formation.

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ISSN Eletrônico: 1984-6444

DOI: http://dx.doi.org/10.5902/19846444

Qualis/Capes: Educação A1

Periodicidade: Publicação contínua

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