<b>Percepções sobre Fumo Passivo: um olhar sobre o ensino de ciências e seu comprometimento na construção da cidadania para a saúde e qualidade de vida</b>

Autores

  • João Batista Teixeira Rocha
  • Lilian Fenalti Salla
  • Angela Carine Moura Figueira
  • Letícia Rocha Knoll Palma
  • Nathalia Schmitt Sassi
  • Rafaela Fenalti Salla
  • Sílvia Marchesan De Prá

Palavras-chave:

Fumo Passivo, Percepções, Educação.

Resumo

Este estudo analisou as percepções acerca do Fumo Passivo entre estudantes de Ensino Fundamental de uma escola pública de Santa Maria (RS) com o objetivo de mensurar os conhecimentos sobre este tipo de poluição e sobre suas implicações na saúde e qualidade de vida da população. A amostra constou de 298 alunos das 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries com idades variando entre 10 e 15 anos. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário semiestruturado. A metodologia utilizada para o tratamento dos dados foi a Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudantes (78,18%) associa o termo “Fumo Passivo” aos binômios saúde/doença e vida/ morte; 57,71% dos estudantes associam o termo ao cigarro e fumaça; porém, os dados apreendidos apontam que as percepções acerca do tema são desencontradas e mal definidas, fato este que requer maiores investigações. O entendimento da nocividade do Fumo Passivo para o sistema biológico requer da Educação em Ciências alternativas no ensino que abarquem os efeitos tóxicos do mesmo sobre as células e tecidos. Dada a relevância do Fumo Passivo enquanto agente causador de doenças, é importante que se conheçam as percepções prévias com o intuito de contribuir na implementação de políticas socioeducativas, as quais coíbam esse tipo de poluição ambiental. É nesse sentido que a Educação em Ciências pode contribuir para que os alunos construam uma cidadania voltada para a saúde e para a qualidade de vida. 

Downloads

Publicado

2009-09-17

Como Citar

Rocha, J. B. T., Salla, L. F., Figueira, A. C. M., Palma, L. R. K., Sassi, N. S., Salla, R. F., & Prá, S. M. D. (2009). <b>Percepções sobre Fumo Passivo: um olhar sobre o ensino de ciências e seu comprometimento na construção da cidadania para a saúde e qualidade de vida</b>. Educação, 34(2), 405–420. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/20431

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua