<b>Diversidade cultural e políticas públicas educacionais</b>

Autores

  • Lidia Kadlubitski Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
  • Sérgio Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Palavras-chave:

Public politics, Cultural diversity, Education.

Resumo

O objetivo do presente artigo é verificar como as políticas públicas estão contemplando a “diversidade”. Compreende-se que a implantação de políticas públicas educacionais pode viabilizar um processo de ressignifição da diversidade cultural presente na sociedade brasileira. Este trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de diversidade cultural, a contextualização e a sua evolução histórica. Discute o panorama atual das políticas públicas educacionais no Brasil sobre a questão da diversidade cultural. Analisa como a diversidade cultural se tornou sinônimo de diálogo e de valores compartilhados, em oposição à homogeneização e imposição cultural. Identifica numa educação de respeito às diferenças uma das possibilidades mais promissoras no contexto de uma sociedade multicultural e de necessários instrumentos de inclusão e democratização.

Palavras-chave: Políticas públicas. Diversidade cultural. Educação.

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Como Citar

Kadlubitski, L., & Junqueira, S. (2009). <b>Diversidade cultural e políticas públicas educacionais</b>. Educação, 34(1), 179–194. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1596

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