<b>A educação inclusiva de professores de arte a distância: possibilidades e conflitos </b>

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Centro de Educação a Distância da UDESC

Palavras-chave:

Inclusive Education, Teacher Training, Distance Education.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação de professores de arte numa modalidade desenvolvida através de um ambiente virtual a distância. A concepção teórica que sustenta a pesquisa foi constituída a partir do referencial de Peter McLaren educador que centra sua teoria dentro da perspectiva crítica do multiculturalismo. O veículo pelo qual se propõe apresentar para os professores a proposta de educação multicultural, é uma modalidade à distância duo-modal. Isto é, alguns encontros presenciais e outros a distância. Considera-se que por força da necessidade de manuseio do meio tecnológico, os professores terão que se relacionar com várias ferramentas tecnológicas de uso da imagem. Para dar encaminhamento ao processo de preparação de professores de arte pela Internet, nesta pesquisa, foi criado um espaço virtual com quatro módulos onde os professores dispõem de ferramentas para alimentar sua prática pedagógica. No cenário atual da formação de professores é necessário priorizar o ensino da arte contemporânea nas escolas e suas relações com o passado e com as manifestações artísticas de outras culturas. Neste sentido é fundamental o embricamento entre os temas contemporâneos, as questões multiculturais e a tecnologia na escola. Na atualidade grande parte da produção artística requer alguma interface com a tecnologia.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Formação de Professores. Educação a Distância.

Downloads

Como Citar

Rosa, M. C. da. (2010). <b>A educação inclusiva de professores de arte a distância: possibilidades e conflitos </b>. Educação, 31(2). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1568

Edição

Seção

Dossiê: Educação e Artes Visuais