<b>Narrativas de práticas bem sucedidas com tecnologias da informação e comunicação: com a palavra os professores do ensino fundamental</b>

Autores

  • Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá
  • Bernardete Malmegrin Vanzella Amin Universidade Estácio de Sá
  • Mônica Saraiva Machado Guimarães Universidade Estácio de Sá
  • Mirian Garfinkel Universidade Estácio de Sá

Palavras-chave:

Teachers, Technologies, Public Schools

Resumo

Este artigo constitui o recorte de uma pesquisa realizada em quatro escolas públicas do município do Rio de Janeiro, durante o ano de 2003, com o objetivo de analisar práticas bem sucedidas com diferentes tecnologias em sala de aula. A fim de alcançar o objetivo da pesquisa foi realizado um estudo descritivo, com enfoque qualitativo, tendo como fonte direta de dados o ambiente escolar e como participantes 17 professores. As conclusões da pesquisa apontam que, em relação às tecnologias analógicas são relatadas inúmeras experiências bem sucedidas pelos participantes, enquanto que em relação às digitais, apenas um pequeno número de entrevistados relatou suas experiências bem sucedidas, o que pode ser atribuído ao fato de que o acesso às tecnologias digitais para professores e alunos é viabilizado sobretudo nas escolas-pólo.

Palavras-chave: Professores. Tecnologias. Ensino Fundamental.

Downloads

Como Citar

Nunes, L. C., Amin, B. M. V., Guimarães, M. S. M., & Garfinkel, M. (2010). <b>Narrativas de práticas bem sucedidas com tecnologias da informação e comunicação: com a palavra os professores do ensino fundamental</b>. Educação. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/1491

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua