Influência das ações educativas no autocuidado de pessoas com diabetes na Atenção Primária à Saúde
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769291684Palavras-chave:
Educação em Saúde, Diabetes Mellitus, Tecnologia Educacional., Autocuidado, : Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: investigar a influência das ações educativas com apoio de tecnologias educacionais no autocuidado dos usuários diabéticos na Atenção Primária à Saúde. Método: pesquisa-ação participativa com 84 participantes de uma Unidade de Saúde da Família de Recife, Pernambuco, entre março e maio de 2024. A coleta de dados ocorreu por meio do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), entrevistas individuais semiestruturadas e intervenções educativas, com análise de conteúdo fundamentada no conceito de autocuidado. Resultados: observou-se déficit inicial de conhecimento sobre a doença, alimentação e autocuidado, seguido de avanço significativo após as intervenções. Houve melhora na compreensão da patologia, valorização de uma alimentação equilibrada e reconhecimento do autocuidado como prática contínua e ampliada. Conclusão: as ações educativas mediadas por tecnologias educacionais foram eficazes para promover o autocuidado e o empoderamento das pessoas com diabetes, demonstrando a influência dessas ações na mudança de percepção dos participantes e maior corresponsabilização pelo seu tratamento.
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