Conhecimento do enfermeiro sobre a importância e operacionalização do Programa Nacional de Triagem Neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769228030

Palavras-chave:

Enfermagem, Triagem neonatal, Saúde da criança

Resumo

Objetivo: descrever o conhecimento do enfermeiro sobre a importância e operacionalização do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN). Método: estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, realizado com dez enfermeiros em um município do Mato Grosso, no período de agosto e setembro de 2016. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, e após foram submetidos à análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: a simplificação das respostas referentes à Triagem Neonatal (TN) demonstraram certa insegurança em sua operacionalização, embasamento teórico superficial e fragmentado por parte dos participantes em retratar o PNTN. Considerações finais: verificou-se que os participantes possuíam conhecimentos sobre TN, porém não os apresentavam de forma completa e concisa de acordo com a PNTN, o que remete a falta de programas de educação permanente e motivação para buscar mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Batistti, Universidade do Estado do Mato Grosso, Cuiabá, MT

Enfermeira, Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)- Campus de Tangará da Serra/MT, Brasil.

Angélica Pereira Borges, Universidade do Estado do Mato Grosso, Cuiabá, MT

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEMAT – Campus de Tangará da Serra MT, Brasil.

Grasiele Cristina Lucietto, Universidade do Estado do Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEMAT-Campus de Tangará da Serra/MT, Brasil.

Thalise Yuri Hattori, Universidade do Estado do Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeira, Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD, Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEMAT- Campus de Tangará da serra/MT, Brasil.

Vagner Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado do Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeiro, Mestre Profissional em Terapia Intensiva pela Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva-SOBRATI, Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEMAT- Campus de Tangará da serra/MT, Brasil.

Juliana Fernandes Cabral, Universidade do Estado do Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Docente Assistente do Curso de Graduação em Enfermagem da UNEMAT-Campus de Tangará da Serra/MT, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Batistti, A. C., Borges, A. P., Lucietto, G. C., Hattori, T. Y., Nascimento, V. F. do, & Cabral, J. F. (2018). Conhecimento do enfermeiro sobre a importância e operacionalização do Programa Nacional de Triagem Neonatal. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 288–303. https://doi.org/10.5902/2179769228030

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.