Percepción del conductor accidentado sobre los factores que influyeron el accidente de motocicleta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769223895

Palabras clave:

Enfermería, Accidentes de tránsito, Prevención, Motocicletas

Resumen

Objetivo: Identificar la percepción del conductor accidentado sobre los factores que influyeron en el accidente de motocicleta. Método: estudio descriptivo, cualitativo, desarrollado en septiembre de 2015, con quince víctimas de accidentes que conducían la motocicleta en el momento del accidente, en la capital de la provinciade Piauí. Los datos fueron analizados por medio de la técnica deanálisis temático. Resultados: Del estudio formaron tres categorías: la percepción de las víctimas de accidentes de motocicleta sobre su comportamiento de riesgo; asociación del accidente a la conducta de riesgo del otro conductor y factores externos relacionados alaccidente del motociclista en la concepción del conductor accidentado. Consideraciones finales:Se evidenció que el gobierno tiene dos grandes desafíos: instituir una educación en el tráfico tan eficaz como la política de venta de las motocicletas e involucrar la sociedad en los debates sobre los problemas que se producen en el tráfico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Paula Coelho, ESTÁCIO TERESINA

ENFERMEIRA FORMADA PELA FACULDADE ESTÁCIO TERESINA

Sarah Isabel Magalhães Rios, ESTÁCIO TERESINA

ENFERMEIRA FORMADA PELA FACULDADE ESTÁCIO TERESINA

Sandra Beatriz Pedra Branca Dourado, Estácio Teresina

Mestre em Genética e Toxicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA,2012), especialista em terapia intensiva pela Universidade Federal de São Paulo(UNIFESP,2001), graduada pela Universidade Federal do Piauí (1995). Atualmente é professora  da Faculdade Estácio Teresina, enfermeira ESF da Fundação Municipal de Saude e enfermeira urgentista do SAMU Aéreo . Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento, infecção hospitalar e terapia intensivae urgencia.

 

Vera Lucia Evangelista de Souza Luz, ESTÁCIO TERESINA

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade Federal do Piauí (1997) e graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual do Piauí (1995).Atualmente é enfermeira da Fundação Municipal de Saúde, atuando como apoiadora institucional/supervisora da Estratégia de Saúde da Família; Enfermeira plantonista em em um hospital do município de Teresina e professora do curso de graduação em Enfermagem no Centro de Ensino Unificado de Teresina ( ESTÁCIO CEUT) na disciplina Curricular I.Tem experiência na área de Educação e Enfermagem, com ênfase Saúde Pública, assistência hospitalar e epidemiologia.

 

Marylane Viana Veloso, ESTÁCIO TERESINA

Doutoranda Em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP), Mestre em Enfermagem pela UFPI, Especialista em Saúde Pública, Ética e Bioética, Enfermagem do Trabalho, Enfermeira assistencial do Hospital Getúlio Vargas da Secretaria de Saúde Estado do Piauí. Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio/Ceut e do Instituto Camilo Filho. Integrante do Grupo de estudos de Inquérito em Saúde (ISA-CAMP).

Andreia Karla Carvalho Barbosa Cavalcante, ESTÁCIO TERESINA

ossui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Piauí (1998) e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2002). Atualmente é professora de Enfermagem em Emergências, Terapia Intensiva e Epidemiologia na Faculdade Estácio de Sá/Centro de Ensino Unificado de Teresina Ltda(CEUT), enfermeira intensivista no Hospital Getúlio Vargas, professora do ensino médio: na área de Biologia - Secretaria de Educação do Estado do Piauí e Mestranda de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência e Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia intensiva, urgência e emergência e saúde pública. E-mail: andreiakcb01@gmail.com

Publicado

2017-05-30 — Actualizado el 2023-11-23

Versiones

Cómo citar

Coelho, A. P., Rios, S. I. M., Dourado, S. B. P. B., Luz, V. L. E. de S., Veloso, M. V., & Cavalcante, A. K. C. B. (2023). Percepción del conductor accidentado sobre los factores que influyeron el accidente de motocicleta. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(1), 9–17. https://doi.org/10.5902/2179769223895 (Original work published 30 de mayo de 2017)

Número

Sección

Artigos Originais

Artículos más leídos del mismo autor/a