Instrumentos de avaliação do sofrimento moral em trabalhadores de enfermagem: uma revisão integrativa

Autores

  • Isolina Maria Alberto Fruet UFSM
  • Graziele de Lima Dalmolin UFSM
  • Katiane Sefrin Speroni UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769220716

Palavras-chave:

Enfermagem, Ética, Moral, Saúde do trabalhador, Inquéritos e questionários

Resumo

Objetivo: descrever os instrumentos utilizados para avaliação do Sofrimento Moral na enfermagem identificados na literatura nacional e internacional. Método: revisão integrativa, com levantamento bibliográfico por meio das palavras-chave Sofrimento Moral,
Enfermagem, Ética, Ética em Enfermagem e Moral, nas bases de dados LILACS, CINAHL e SCOPUS, no mês de janeiro de 2016. Selecionaram-se 30 artigos para análise classificados conforme níveis de evidência. Resultados: identificaram-se cinco instrumentos diferentes para avaliação do sofrimento moral, sendo que o mais utilizado na literatura nacional e internacional foi a Moral Distress Scale tanto na sua versão original, como na versão traduzida ou nas versões adaptadas. Conclusões: os instrumentos para avaliação do sofrimento moral constituem-se em ferramentas de identificação deste fenômeno nos diferentes ambientes de trabalho da enfermagem. A identificação do sofrimento moral pode favorecer a busca de estratégias para minimizá-lo nesses contextos. Não foi encontrado nenhum instrumento construído no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isolina Maria Alberto Fruet, UFSM

Enfermeira.Mestranda em enfermagem do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Trabalho,Educação,Saúde e Enfermagem.

Graziele de Lima Dalmolin, UFSM

Enfermeira.Doutora em Enfermagem.Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.Integrante do grupo de pesquisa Trabalho, Educação,Saúde e Enfermagem.

Katiane Sefrin Speroni, UFSM

Enfermeira.Mestranda em enfermagem do programa de pós-graduação em enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Integrante do grupo de pesquisa Trabalho,Educação,Saúde e Enfermagem.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Como Citar

Fruet, I. M. A., Dalmolin, G. de L., & Speroni, K. S. (2017). Instrumentos de avaliação do sofrimento moral em trabalhadores de enfermagem: uma revisão integrativa. Revista De Enfermagem Da UFSM, 7(2), 314–326. https://doi.org/10.5902/2179769220716

Edição

Seção

Artigos de revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)