Construction and validation of a form for the transition of care for premature newborns

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769285009

Keywords:

Patient Discharge, Continuity of Patient Care, Neonatal Nursing, Infant, Premature, Biomedical Technology

Abstract

Objective: to build and validate a form for the transition of information on care for premature newborns. Method: methodological study carried out in three stages: survey of the theoretical-methodological framework, semantic and content validation, based on the Instrument Construction Model and using the Delphi method for content validation, being considered valid when the validation index of content was greater than 80%. Results: The form composed of six domains was approved after three rounds of validation, comprising 64 items and reaching an average approval rate of 89%. Conclusion: The care transition form was validated in terms of face and content, providing a new technology to be used for the transition of information in a standardized and safe way.

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Author Biographies

José Matheus de Melo Santos, Federal University of Sergipe

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (2022). Enfermeiro graduado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em março de 2019. Pós-graduado em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pela Faculdade Futura em junho de 2020. Foi bolsista do Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Aprendizagem Profissional - PRODAP, no período de novembro de 2014 a março de 2015. Foi bolsista da CAPES CNPq no Programa Jovens Talentos Para Ciência (JTPC/UFS) no período de março/2015 a fevereiro/2016. Atuou como Diretor de Ensino na Liga Acadêmica de Estomaterapia de Sergipe (LAE-SE) no período de outubro/2016 a setembro/2018. Atuou como Presidente da Liga Acadêmica de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal de Sergipe (LASIST-UFS). Atua também na assistência voltada ao paciente pediátrico de cuidados intensivos, com experiência profissional em unidade de emergência, internação e unidade de terapia intensiva pediátrica. Desenvolve pesquisas voltadas à área da saúde materno-infantil, infecções congênitas, transição de cuidados e em estudos de metodológicos de construção e validação.

Eliana Ofélia Llapa-Rodríguez, Federal University of Sergipe

Eliana Ofelia Llapa-Rodríguez possui Licenciatura, Bacharelado em enfermagem revalidado pela Universidade de São Paulo (1995), com mestrado (1998) e doutorado em Enfermagem Fundamental na linha de pesquisa, dinâmica da organização dos serviços de saúde e de enfermagem (EERP-USP 2006), diplomatura em saúde do escolar INHEM/Cuba (2005). Pós-doutorado na University of Bristish Columbia/ Canada, com a pesquisa tecnologias em informática em saúde e enfermagem (2017). Liderou a aprovação da proposta de mestrado em enfermagem na UFS/Sergipe em 2013, sendo a primeira coordenadora do Programa em 2014. Coordenadora do programa ECHO "Segurança do paciente e do profissional associado aos cuidado em saúde" e membro central do HUB -ECHO da Universidade Federal de Sergipe. Líder do grupo de pesquisa sobre Modelos Teóricos e as tecnologias em enfermagem da UFS cadastrado no CNpq) e Membro ativo de grupos de pesquisa da Escola de Enfermagem da USP/RP. Temáticas de interesse: Gerenciamento em enfermagem, As TIC's e a Educação em serviço com profissionais de saúde, Construção de tecnologias informáticas como proposta aplicáveis aos processos de saúde e doença em sintonia com as políticas públicas de saúde e de segurança do paciente. A segurança do paciente e os fatores determinantes das infecções relacionadas à assistência em saúde. Revisor de Revistas Internacionais. Publicações em periódicos nacionais e internacionais. 

Maria do Socorro Claudino Barreiro, Federal University of Sergipe

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2005), mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e doutorada em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Atualmente é professora na Universidade Federal de Sergipe, membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem-PPGEN e vice-líder no grupo de pesquisa PlenaMENTE.

Rosemar Barbosa Mendes, Federal University of Sergipe

Doutorado em Ciências da Saúde pelo núcleo de pós-graduação com linha de pesquisa na área de Saúde da Mulher e da Criança; Mestrado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia; Especialização em Enfermagem Médico-cirúrgica pela Universidade Federal do Acre; Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é Professora Adjunto IV na matéria de ensino Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente II, Campus da Saúde, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe; Avaliadora ad Hoc no âmbito da Pró-reitoria de Extensão (PROEX); Coordena o Projeto de extensão Nascer no Caminho da Humanização (PROEXT/UFS); e o Projeto de extensão Fortalecimento de educação em saúde pré-natal - Nascer no Caminho da Humanização (PROEX/PIAEX); experiência docente em metodologias ativas; participou como bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Tutora do Programa de Ensino pelo Trabalho (PETSaúde).

Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues, Federal University of Piauí

Bacharel em enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em enfermagem pela UFPI. Doutora em Enfermagem na atenção à saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Atuou como enfermeira assistencial no setor de emergência pediátrica do Hospital Regional Norte e no serviço móvel de urgência e emergência de Timon/MA, e como Docente e Gestora de Extensão no Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNINTA. Atuou como docente efetiva do curso de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFS. Atualmente é professora adjunta do curso de enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Almicar Ferreira Sobral. Realiza pesquisas na área de saúde da mulher, saúde da criança, tecnologias em saúde, cuidado de enfermagem e colabora em outras linhas de pesquisa. E-mail: iellendantas@hotmail.com

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Published

2024-02-19

How to Cite

Santos, J. M. de M., Llapa-Rodríguez, E. O., Barreiro, M. do S. C., Mendes, R. B., & Rodrigues, I. D. C. V. (2024). Construction and validation of a form for the transition of care for premature newborns: . Revista De Enfermagem Da UFSM, 14, e6. https://doi.org/10.5902/2179769285009

Issue

Section

Artigos Originais