Sensitive Creative Method in nursing: bibliometric study

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769284957

Keywords:

Creativity, Nursing, Nursing Research, Methods, Bibliometrics

Abstract

Objective: to investigate the scientific production in the area of nursing on the Sensitive Creative Method. Method: descriptive research, with a quantitative approach, of the bibliometric review type. Results: two hundred and ninety-three (293) documents were retrieved, of which 97 are present in the Latin American and Caribbean Health Sciences Literature database, 184 in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, six in Scopus and six in the Web of Science. In short, publications in English (69.9%) and Portuguese (22.5%) stand out, as well as the availability in the format of scientific articles (96.6%) between 1967 and 2022. Nurse Education magazine owns 30 publications. The most used terms in the indexing of the searches were "Humans", "Creativity", "Methods", "Psychology" and "Teaching". The main authors in the area were Ivone Evangelista Cabral, Liliane Faria da Silva and Eliane Tatsch Neves. Conclusion: we identified an increase in the behavior of information about the sensitive creative method in nursing.

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Author Biographies

Dociana Erica Cabral Formigosa, State University of Pará

Enfermeira, Especialista em Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, Universidade do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.

George Pinheiro Carvalho, State University of Pará

Enfermeiro Graduado pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atuou como Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Práticas Avançadas (LAEPA); Integrou o Programa de Formação de Pesquisadores Juniores em Saúde realizado pela Editora NEURUS; Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA); Atuou como Monitor Voluntário do Componente Curricular Políticas Públicas e Programas de Saúde; Bolsista de Iniciação Científica do CNPq na Pesquisa intitulada: Boas Práticas Baseadas em Evidências em Enfermagem Relacionadas à Atenção a Saúde da Mulher.

Hosana de Nazaré Miranda de Carvalho, State University of Pará

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará - Biênio 2022-2023. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA)-1995. Enfermeira Especialista em Nefrologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC)-2003, especialista em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade Centro de Estudos Avançados e Tecnologia (FACEAT) - 2021.Atualmente é enfermeira Nefrologista da Fundação Pública Estadual Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) no Pará desde 2005.Participa do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará na condição de preceptora do programa de Atenção à Saúde Renal( desde 2013).Membro do grupo de pesquisa multiprofissional em Saúde Pública, Promoção, Cuidados e Bem-estar para a Saúde na AmazôniaParticipou como membro Efetivo da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTF) representando o Serviço de Terapia Renal Substitutiva da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna de 2016 a 2022.

Lucrecia Aline Cabral Formigosa, Federal University of Para

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará. Atua como enfermeira na Secretaria Estadual de Saúde do Pará e na Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, oncologia, epidemiologia e sistemas de informação em saúde.

Maria Goreth Silva Ferreira, State University of Pará

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Magalhães Barata (1985), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UEPA- Santarém, professor adjunto III da Universidade do Estado do Pará, CAMPUS XII, vice -Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Saúde das Populações Amazônica. Tutora no curso de Residência multiprofissional em Saúde da UEPA, em Santarém. Com experiência na área de Enfermagem, ênfase em Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem, criança, pediatria, adolescência assistência neonatal , educação em saúde e Gestão.

Rubenilson Caldas Valois, State University of Pará

Enfermeiro com Doutorado em Doenças Tropicais pelo Núcleo de Medicina Tropical - UFPA, Mestre em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará, possuo especializações em enfermagem obstétrica pela UFPA e hemoterapia e hematologia pela UEPA. Atua como Professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará, onde ministro a disciplina Seminário de pesquisa I, Além disso, sou Professor permanente do mestrado de Enfermagem associado UEPA/UFAM. Há cinco anos participo como vice-lider do grupo de pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia ? PESCA. Atualmente estou na coordenação da residência em Hematologia e hemoterapia da UEPA/Hemopa.

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Published

2023-12-27 — Updated on 2024-01-08

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How to Cite

Formigosa, D. E. C., Carvalho, G. P., Carvalho, H. de N. M. de, Formigosa, L. A. C., Ferreira, M. G. S., & Valois, R. C. (2024). Sensitive Creative Method in nursing: bibliometric study. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e59. https://doi.org/10.5902/2179769284957 (Original work published December 27, 2023)

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Section

Artigos de revisão

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