The experience of developing a care-educational technology in the light of the Theory of Transitions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769266551

Keywords:

Nursing theory, Health promotion, Mental health, Child, Emotional intelligence

Abstract

Objective: to report the experience of the first phase of the development of a care-educational technology for the promotion of children’s mental health. Method: this is an experience report about the first phase of the elaboration of a manual in the light of Meleis’ Transitions Theory and Goleman’s Emotional Intelligence Model. Results: the manual should be prepared considering childhood as a period of a developmental nature, having as facilitators the school and the child’s positive emotional characteristics, which may be inhibited by factors related to the negative social context. Regarding the pattern of response, it was expected that the manual would seek a pattern of positive emotional response from the child, through the promotion of mental health, from the strengthening of children’s emotional skills. Conclusion: the choice of Theory promotes effective communication and the use of Goleman's Emotional Intelligence Model enables the manual to obtain understanding, multiplication and execution.

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Author Biographies

Marina Nolli Bittencourt, Universidade Federal do Mato Grosso/ Faculdade de Enfermagem

Enfermeira formada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Doutora em Ciências, área de concentração: Cuidado em Saúde pela Escola de Enfermagem da USP pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGE) com estágio sanduíche na New York University (NYU). Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso. Orientadora no Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adições - Álcool & outras drogas (NEPEAA) da Escola de Enfermagem da USP e do Núcleo de Estudos em Saúde Mental de Mato Grosso. Pesquisa e atua na área de Psicometria; Rede de Atenção Psicossocial; Promoção de Saúde Mental; Dependência Química; Saúde Mental Infanto-juvenil; Neuropsicofisiopatologia adaptativ

Samira Reschetti Marcon, Universidade Federal do Mato Grosso/Faculdade de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT (1995), especialização em Saúde Pública pela UFMT(2001), mestrado em Saúde e Ambiente pela UFMT (2003) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2010). Atualmente é professora Associada da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da UFMT e líder do Núcleo de Estudos em Saúde Mental (NESM) vinculado ao Programa de Pós-graduação da FAEN/ UFMT. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde mental e atenção psicossocial e comportamento suicida.

Angellica Fernandes de Oliveira, Universidada Federal do Mato Grosso/ Programa de Pós-Graduação em Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2010) e mestrado em CIÊNCIAS AMBIENTAIS pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018). Atualmente atua como Secretária de Saúde da Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso FAEn/UFMT. Participa do grupo de pesquisa NESM.

Valquiria Mira Landim, Universidade Federal do Mato Grosso/ Pós-Graduação Stricto Senso em Enfermagem pela UFMT

Possui graduação pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2003). Atuou como Enfermeira do Pronto Atendimento Médico de Cáceres em 2004. Atuou como Enfermeira de Unidade de Saúde da Família em 2005. Atuou como enfermeiro fiscal do CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE MATO GROSSO (COREN-MT), de 2006 a 2019, atuou como docente no curso de Enfermagem oferecido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atuou como Enfermeira Supervisora contratada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de MT em 2021. Atualmente é aluna do Curso de Pós-Graduação Stricto Senso em Enfermagem pela UFMT.

Darci Francisco dos Santos Junior, Universidade Federal do Amapá

Enfermeiro formado pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas(FATECH). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da UNIFAP. Pesquisador das áreas de Saúde mental, Epidemiologia e Saúde Coletiva.

Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Universidade Federal do Mato Grosso/Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) (2013), especialização em Docência pela Faculdade de Sinop (2013), especialização em Atenção Básica em Saúde da Família pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (2015), especialização em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (2019), mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação (PPG) em Enfermagem da UFMT (2015) e doutorado em Enfermagem em andamento pelo PPG -Enfermagem/UFMT. Docente na Faculdade de Enfermagem (FAEN/UFMT) e integrante do Grupo de Estudos em Saúde da Criança e do Adolescente (GESCA), atuando na área de Enfermagem e subárea Enfermagem em saúde da criança e do adolescente.

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Published

2022-07-19 — Updated on 2022-08-09

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How to Cite

Bittencourt, M. N., Marcon, S. R., Oliveira, A. F. de, Landim, V. M., Santos Junior, D. F. dos, & Freitas, B. H. B. M. de. (2022). The experience of developing a care-educational technology in the light of the Theory of Transitions. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e29. https://doi.org/10.5902/2179769266551 (Original work published July 19, 2022)

Issue

Section

Relato de experiência