Implantação de Protocolo de Atenção Materno Infantil em serviço escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769240085

Palavras-chave:

Protocolos, Soropositividade para HIV, Saúde da mulher, Saúde da criança, Enfermagem materno-infantil

Resumo

Objetivo: conhecer as percepções da equipe de um serviço escola de referência regional para HIV/Aids sobre o processo de implantação de um protocolo de atenção materno infantil.  Método: estudo descritivo e qualitativo, realizado em 2017, no interior de Minas Gerais, Brasil, com a participação de 10 membros da equipe do serviço escola. O grupo focal foi utilizado para a coleta de dados, e os dados coletados foram analisados mediante análise temática indutiva. Resultados: os relatos foram organizados em temas que retratam aspectos das mudanças realizadas no serviço, contribuições do protocolo para a organização dos processos de trabalho e a integralidade da atenção a clientela materno infantil, bem como destacam fatores imbricados na implantação que agiram como facilitadores ou dificultadores deste processo. Considerações finais: a implantação do protocolo foi percebida como um processo delicado que demanda envolvimento de diferentes atores, como profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde.

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Biografia do Autor

Jeniffer Stephanie Marques Hilário, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, EERP/USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem Saúde Pública, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, EERP/USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Luana Matos Silva Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira, Mestre, Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos,  Passos, Minas Gerais, Brasil.

Jaqueline Silva Santos, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na Superintendência Regional de Saúde de Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil

Enfermeira, Doutora em Ciências, Especialista em Políticas e Gestão da Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais na Superintendência Regional de Saúde de Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Maria Ambrosina Cardoso Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira, Doutora, Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Tânia Maria Delfraro Carmo, Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

Enfermeira, Doutora, Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais/Unidade Passos, Passos, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-07-16

Como Citar

Hilário, J. S. M., Araújo, L. M. S., Santos, J. S., Maia, M. A. C., Carmo, T. M. D., & Andrade, R. D. (2020). Implantação de Protocolo de Atenção Materno Infantil em serviço escola. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e59. https://doi.org/10.5902/2179769240085

Edição

Seção

Artigos Originais