Acolhimento: percepção de enfermeiros em uma unidade de urgência e emergência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769229808

Palavras-chave:

Enfermagem, Acolhimento, Atenção terciária à saúde

Resumo

Objetivos: identificar a percepção dos enfermeiros sobre o acolhimento e analisar sua articulação com os fundamentos da Política Nacional de Humanização (PNH). Método: pesquisa qualitativa, com 14 enfermeiros que atuam no Pronto-Socorro Adulto do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os dados foram coletados em dezembro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo. Resultados: emergiram as categorias: o acolhimento como atendimento inicial, em que o acolhimento é descrito como ação na entrada do usuário no serviço; acolhimento com vistas à humanização, demonstrando entendimento e aplicação de acordo com a PNH; dificuldades para desenvolver o acolhimento devido à sobrecarga de trabalho, a falta de fluxo e de infraestrutura. Conclusões: os enfermeiros demonstraram compreender o significado de acolhimento. Porém, existem pontos frágeis na aplicabilidade, merecendo atenção dos gerentes de saúde para efetivar que os princípios da PNH sejam garantidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Mendes Malta Rodrigues Costa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Enfermeira desde pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Atualmente aprimorando em Emergência pela instituição Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP)

Rejane Cussi Assunção Lemos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Enfermeira; Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Atenção à Saúde, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar. 

Poliana Silva de Oliveira, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo

Gisele Bento Sgotti, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, MG

Enfermeira especialista em Terapia Intensiva, Oncologia e Nefrologia. Atua como Enfermeira Assistencial no Pronto Socorro Adulto do Hospital de Clínicas  da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Downloads

Publicado

2018-09-28

Como Citar

Costa, N. M. M. R., Lemos, R. C. A., Oliveira, P. S. de, & Sgotti, G. B. (2018). Acolhimento: percepção de enfermeiros em uma unidade de urgência e emergência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(3), 576–590. https://doi.org/10.5902/2179769229808

Edição

Seção

Artigos Originais