Notificações de doenças compulsórias e dos agravos em um Hospital Universitário de Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769210676

Palavras-chave:

Sistemas de informação hospitalar, Notificação de doenças, Violência, Vigilância epidemiológica

Resumo

Objetivo: objetivou-se analisar as notificações de doenças compulsórias e os agravos registrados em um Hospital Universitário no norte de Minas Gerais. Método: trata-se de um estudo descritivo, documental, transversal e quantitativo. A pesquisa foi realizada em um Hospital Universitário norte mineiro cujos dados compreendiam ao período de janeiro/2011 a dezembro/2012. Os dados foram analisados através da epidemiologia descritiva e calculado a distribuição de frequências por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 18.0 para Windows for Windows. Resultados: foram registradas 38.792 notificações, sendo o Hospital Universitário em estudo a instituição que concentrou o maior número de casos (n= 7.402) em relação aos outros hospitais do Estado que participam do subsistema. Os agravos com maiores frequências de notificações captadas foram os acidentes por animais peçonhentos, os atendimentos antirrábicos, as violências, as intoxicações exógenas, a dengue e as hepatites virais. Conclusão: o estudo permitiu o conhecimento da situação epidemiológica em suas áreas de ocorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Leonardo Nogueira da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros/FIP-Moc. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Pós-Graduando em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Ricardo Soares de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Enfermeiro pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros/FIP-Moc. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Enfermagem em Cardiologia pelas Faculdades de Saúde e Desenvolvimento Humano Santo Agostinho de Montes Claros/FASA-Moc; Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família pelas FIP-Moc. Professor do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Tainara Rayane Caldeira Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Edna Maria de Souza Oliveira, Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, Montes Claros, MG

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros/FIP-Moc. Especialista em Urgência e Emergência com ênfase em Terapia Intensiva pelas FIP-Moc. Montes Claros, MG, Brasil.

Simone Guimarães Teixeira Souto, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Terapia Intensiva pela Faculdade São Camilo/FASC e em Gestão Hospitalar pela Universidade Internacional de Curitiba/UNINTER. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Lato Senso em Gestão dos Sistemas e Serviços de Saúde da Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Patrícia Fernandes do Prado, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, MG

Enfermeira pelas Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros/FIP-Moc. Especialista em Urgência e Emergência pela Faculdade São Camilo/FASC. Mestranda em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes. Professora do Departamento de Enfermagem da Unimontes. Montes Claros, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Silva, P. L. N. da, Oliveira, R. S. de, Lopes, T. R. C., Oliveira, E. M. de S., Souto, S. G. T., & Prado, P. F. do. (2014). Notificações de doenças compulsórias e dos agravos em um Hospital Universitário de Minas Gerais, Brasil. Revista De Enfermagem Da UFSM, 4(2), 237–246. https://doi.org/10.5902/2179769210676

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)