Eficácia de cenário de simulação in situ sobre higienização do coto umbilical do recém-nascido
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769292316Palavras-chave:
Enfermagem Neonatal, Educação em Saúde, Recém-Nascido, Cordão Umbilical, Treinamento por SimulaçãoResumo
Objetivo: verificar o impacto da simulação in situ sobre a higienização do coto umbilical do recém-nascido no conhecimento, habilidade e atitude de puérperas. Método: estudo quase experimental, com inclusão de 53 puérperas, durante internação da díade no Alojamento Conjunto de um hospital de ensino. Coleta de dados de agosto de 2022 a fevereiro de 2023. Aplicados dois pré-testes e dois pós-testes após simulação, Anova de medidas repetidas e Post-Hoc de Sidak. Resultados: diferenças significativas foram encontradas entre os pré e pós-testes (p <0,001). Os pré-testes não diferiram entre si, porém diferiram dos pós-testes e, os pós-testes não diferiram entre si, mas diferiram dos pré-testes. A Anova mostrou efeito da simulação in situ sobre as médias de adequação da técnica, a Pós-hoc de Sidak confirmou a adequação do cuidado após a simulação. Conclusão: a capacitação de puérperas para higienização do coto umbilical com cenário simulado in situ apresentou-se efetiva.
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