Aplicativo móvel para o enfrentamento à COVID-19 no epicentro brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769290631

Palavras-chave:

Tecnologia Biomédica, Tecnologia da informação, COVID-19, Call Centers, Pandemias

Resumo

Objetivo: caracterizar os atendimentos do serviço de aplicativo móvel Chatbot/Call Center instalado como estratégia de enfrentamento a pandemia da Covid -19 em Manaus-Amazonas. Método: estudo quantitativo, transversal, retrospectivo, constituído de 53 mil atendimentos por meio da plataforma de hospedagem do Chatbot/Call Center com as seguintes variáveis: idade, gênero, procedência, geolocalização, comorbidades, principais dúvidas, queixas de sinais e sintomas, município, total de acessos e tempo de espera.  Resultados: foram contabilizados 85 mil atendimentos, 27.156 ligações/conversas, onde desse total 1.384 (5,1%) tiveram resolução apenas pelo atendimento automático. Entre as cinco questões mais frequentes dos usuários, a maior queixa foi a de febre, dor torácica e dispneia, com um 528 ocorrências. Conclusão: o aplicativo se mostrou uma tecnologia inovadora de cuidado à saúde, favorecendo o acesso à informação e procedimentos adequados de tomada de decisões da população atendida, evitando a mobilidade das pessoas, disseminação da doença e demandas dos serviços de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elielza Guerreiro Menezes, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-UEA). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Enfermagem do Trabalho e (Master Business Administration) MBA em Gestão e Docência do Ensino Superior. Atua no Curso de Graduação em Enfermagem (ESA-UEA). É docente Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (ProENSP-UEA).

Maria Da Conceição Freitas dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Docente da Universidade do Estado do Amazonas, na disciplina Genética Humana para os cursos da área da saúde. Atua em projeto de extensão em Aconselhamento genético. Graduada em Ciências Biológica pela Universidade Federal do Amazonas, Mestre em Genética e Evolução pela Universidade Federal de São Carlos e Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Educação na saúde. Atua nas áreas de Genética Molecular, Genética Humana (Aconselhamento genético), Genética de População e Biotecnologia. 

Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Universidade do Estado do Amazonas

raduação em Enfermagem pela UFAM (1991); Especialista em Administração Hospitalar; Especialista em Saúde Pública; Especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso; Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e de Alta Complexidade; Mestre em Ciências de Alimentos pela UFAM (1999); Doutora em Ciências (Geografia Humana) pela USP (2011). Pós-Doutorado pelo Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde PACCS (UFF/EEAC) (2020). Professora Associada da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas; Vice coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública (PROENSP).

Aldalice Aguiar de Souza, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2018), Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) (2011). Atualmente sou professora adjunta no Curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), na Disciplina Enfermagem no Processo de Cuidar da Saúde do Neonato, Criança e Adolescente. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP/UEA), modalidade Mestrado Profissional, na linha de pesquisa Tecnologias Sociais e Educacionais como instrumentos para a Promoção da Saúde.

Adriany da Rocha Pimentão, Universidade do Estado do Amazonas

Doutoranda do Programa de Doutorado em Enfermagem pela UFSC, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2023), Especialista em Urgência e Emergência pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2006) e Saúde mental pela Fiocruz, Enfermeira pelo Centro Universitário Nilton Lins (2005). Atualmente é docente permanente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, da disciplina de Enfermagem no Processo do Cuidar da Saúde do Adulto e Idoso e dos Cursos de Graduação de Enfermagem e Medicina na Disciplina de Segurança do Paciente.

Darlisom Sousa Ferreira, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019), Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2010), Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Adulto pela Universidade Federal do Amazonas (2005), Educação na Saúde pela Universidade de São Paulo (2017) e Educação em Tecnologia Digital Aplicada à Saúde pela Universidade do Estado do Amazonas (2022). ocente Permanente do Programa de Pós Graduação em Enfermagem em Saúde Pública (ProEnSP), modalidade Profissional, e docente dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina e Odontologia nas áreas de Atenção Primária à Saúde e Educação em Saúde. 

Sonia Rejane De Senna Frantz, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeira, Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Especialista em Enfermagem Estética, Especialista em Hemoterapia e Hemoterapia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Master Busines Administration (MBA) em Gestão e Docência do Ensino Superior. Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora adjunta do curso de graduação em enfermagem na disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, professora e tutora do programa de Residência em Enfermagem - UEA, Pesquisadora do Laboratório de Tecnologias em Saúde e Educação - LABTECS-UEA, Professora do Programa de Pós Graduação em Ciências aplicadas a Hematologia da UEA.

Tiago De Oliveira Nogueira, Universidade do Estado do Amazonas

Médico Graduado pela Faculdade Metropolitana de Manaus (2023) e pós-graduando em Medicina Intensiva pela AMIB/ENSINE. Enfermeiro pela Universidade Federal do Amazonas (2009), doutorando do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina em parcerIa com a UEA, mestre em saúde pública pelo FIOCRUZ e é especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência e em Educação na Saúde pela USP/UEA (2022). Experiência na assistência e educação há mais de 10 anos em hospital de urgência e emergência no manejo de pacientes graves.

Cleisiane Xavier Diniz, Universidade do Estado do Amazonas

raduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Nilton Lins (2005) Especialista nas áreas: Enfermagem em Terapia Intensiva; -Enfermagem Cardiovascular; -Gerontologia e Saúde do Idoso; - Especialização Enfermagem na Atenção Primária com Ênfase na Estratégia Saúde da Família; - Especialização Auditoria em Serviços de Saúde. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil -ULBRA/RS (2011) Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - Área: Geografia Humana (2017) Pós-doutorado pela Universidade Federal Fluminense -Niterói/RJ (2021)Professora Adjunta da Escola Superior de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (2006-atual). Professora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem em Saúde Pública. 

Edinilza Ribeiro dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Enfermeira. Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2015), na área de medicina preventiva. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (2005). Especialização em Cuidados Intensivos Pediátricos pela Universidade Federal de São Paulo (2002). Graduação em Enfermagem (1995) e Licenciatura em Enfermagem (2001) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), atuando na disciplina de Estágio Rural em Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde.

Referências

Benjamin GC. Ensuring health equity during the COVID-19 pandemic: the role of public health infrastructure. Rev Panam Salud Publica. 2020;1–4. doi: 10.26633/rpsp.2020.70

Johns Hopkins University. Baltimore (MD): the University [Internet]. 2020 [acesso em 2022 jun 04]. COVID-19 Dashboard by the Center for Systems Science and Engineering. Disponível em: https://coronavirus.jhu.edu/map.html

Mendonça FD, Rocha SS, Pinheiro DLP, de Oliveira SV. Região Norte do Brasil e a pandemia de COVID-19: análise socioeconômica e epidemiológica. J Health NPEPS. 2020;5(1):20–37. doi: 10.30681/252610104535

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico Espacial (COE-COVID-19) [Internet]. 2020 [acesso em 2022 fev 01]. Disponível em: https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/May/21/2020-05-19---BEE16-Boletim-do-COE-13h.pdf

Van Doremalen N, Bushmaker T, Morris DH, Holbrook MG, Gamble A, Williamson BN, et al. Aerosol and Surface Stability of SARS-CoV-2 as Compared with SARS-CoV-1. N Engl J Med. 2020;382(16):1564–7. doi: 10.1056/nejmc2004973

Aveni A. Sistemas de Saúde e Economia da Saúde – Impactos Causados pela Covid-19. Cad Prospecção. 2020;13(2):477. doi: 10.9771/cp.v13i2.36091

Salino AV, Ribeiro GM. Análise da oferta de hospitais e leitos hospitalares no estado do Amazonas antes da pandemia da Covid-19. Saúde em Debate. 2023;47(136):200-214. doi: 10.1590/0103-1104202313613

Wright JH, Caudill R. Remote treatment delivery in response to the COVID-19 pandemic. Psychother Psychosom. 2020;89(3):130–2. doi: 10.1159/000507376.

Leite H, Hodgkinson IR, Gruber T. New development: ‘Healing at a distance’- telemedicine and COVID-19. Public Money Manag. 2020;40(6):483–5. doi: 10.1080/09540962.2020.1748855

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Base de dados por municípios das Regiões Geográficas Imediatas e Intermediárias do Brasil. Brasil: IBGE [Internet]. 2017 [acesso em 2022 fev 01]. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/apps/regioes_geograficas/#/home

Richardson S, Hirsch JS, Narasimhan M, Crawford JM, McGinn T, Davidson KW, et al. Presenting characteristics, comorbidities, and outcomes among 5700 patients hospitalized with COVID-19 in the New York city area. JAMA. 2020;323(20):2052. doi: 10.1001/jama.2020.6775

Grasselli G, Zangrillo A, Zanella A, Antonelli M, Cabrini L, Castelli A, et al. Baseline characteristics and outcomes of 1591 patients infected with SARS-CoV-2 admitted to ICUs of the Lombardy region, Italy. JAMA. 2020;323(16):1574. doi: 10.1001/jama.2020.5394

Jin J-M, Bai P, He W, Wu F, Liu X-F, Han D-M, et al. Gender differences in patients with COVID-19: Focus on severity and mortality. Front Public Health. 2020;8. doi: 10.3389/fpubh.2020.00152

Schurz H, Salie M, Tromp G, Hoal EG, Kinnear CJ, Möller M. The X chromosome and sex-specific effects in infectious disease susceptibility. Hum Genomics. 2019;13(1). doi: 10.1186/s40246-018-0185-z.

Williamson EJ, Walker AJ, Bhaskaran K, Bacon S, Bates C, Morton CE, et al. Factors associated with COVID-19-related death using OpenSAFELY. Nature. 2020;584(7821):430–6. doi: 10.1038/s41586-020-2521-4

Deng G, Yin M, Chen X, Zeng F. Clinical determinants for fatality of 44,672 patients with COVID-19. Crit Care. 2020;24(1). doi: 10.1186/s13054-020-02902-w

Lighter J, Phillips M, Hochman S, Sterling S, Johnson D, Francois F, et al. Obesity in patients younger than 60 years is a risk factor for COVID-19 hospital admission. Clin Infect Dis. 2020;71(15):896–7. doi: 10.1093/cid/ciaa415

Wu D, Wu T, Liu Q, Yang Z. The SARS-CoV-2 outbreak: What we know. Int J Infect Dis. 2020;94:44–8. doi: 10.1016/j.ijid.2020.03.004.

Guan W-J, Ni Z-Y, Hu Y, Liang W-H, Ou C-Q, He J-X, et al. Clinical characteristics of Coronavirus disease 2019 in China. N Engl J Med. 2020;382(18):1708–20. doi: 10.1056/nejmoa2002032

Xavier AR, Silva JS, Almeida JPCL, Conceição JFF, Lacerda GS, Kanaan S. COVID-19: clinical and laboratory manifestations in novel coronavirus infection. J Bras Patol Med Lab. 2020;56:1-9. doi: 10.5935/1676-2444.20200049

World Health Organization (WHO). Q&A: similarities and differences – COVID-19 and influenza. Newsroom/Q&A Detail [Internet]. 2020 [cited 2022 May 17]. Available from: https://www.who.int/news-room/q-a-detail/q-a-similarities-and-differences-COVID-19-and-influenza

Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Vigilância em Saúde: Boletim Epidemiológico especial COVID 19. Brasília: Ministério da Saúde [Internet]. 2020 [acesso em 2022 fev 01]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2020/apresenta-o-coletiva-11-04-2020-17h.pdf/@@download/file/apresenta-o-coletiva-11-04-2020-17h.pdf

Hussain M, Jabeen N, Raza F, Shabbir S, Baig AA, Amanullah A, et al. Structural variations in human ACE2 may influence its binding with SARS‐CoV‐2 spike protein. J Med Virol. 2020;92(9):1580–6. doi: 10.1002/jmv.25832.

Delanghe JR, Speeckaert MM, De Buyzere ML. The host’s angiotensin-converting enzyme polymorphism may explain epidemiological findings in COVID-19 infections. Clin Chim Acta. 2020;505:192–3. doi: 10.1016/j.cca.2020.03.031.

Nguyen A, David JK, Maden SK, Wood MA, Weeder BR, Nellore A, et al. Human leukocyte antigen susceptibility map for severe acute respiratory syndrome Coronavirus 2. J Virol. 2020;94(13). doi: 10.1128/jvi.00510-20

Novelli A, Andreani M, Biancolella M, Liberatoscioli L, Passarelli C, Colona VL, et al. HLA allele frequencies and susceptibility to COVID ‐19 in a group of 99 Italian patients. HLA. 2020;96(5):610-4. doi: 10.1111/tan.14047

National Health Commission & National Administration of Traditional Chinese Medicine.Diagnosis and Treatment Protocol for Novel Coronavirus Pneumonia. Chin Med J (Engl). 2020;133(9):1087–95. doi: 10.1097/cm9.0000000000000819

Ministério da Saúde (BR). Coronavírus: o que você precisa saber e como prevenir o contágio [Internet]. 2020 [acesso em 2022 fev 01]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/covid-19

Sarbadhikari S, Sarbadhikari SN. The global experience of digital health interventions

in COVID-19 management. Indian J Public Health 2020; 64:117-124. doi: 10.4103/ijph.IJPH_457_20

Torous J, Myrick KJ, Rauseo-Ricupero N, Firth J. Digital mental health and COVID-19: Using technology today to accelerate the curve on access and quality tomorrow. JMIR Ment Health. 2020:7(3):e18848. doi: 10.2196/18848

Publicado

2025-10-27

Como Citar

Menezes, E. G., Santos, M. D. C. F. dos, Ribeiro, M. de N. de S., de Souza, A. A., Pimentão, A. da R., Ferreira, D. S., Frantz, S. R. D. S., Nogueira, T. D. O., Diniz, C. X., & Santos, E. R. dos. (2025). Aplicativo móvel para o enfrentamento à COVID-19 no epicentro brasileiro. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e18. https://doi.org/10.5902/2179769290631

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)