Letramento em saúde de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de escopo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769289909

Palavras-chave:

Letramento em Saúde, Cuidadores, Transtorno de Espectro Autista, Cuidado da Criança, Criança

Resumo

Objetivo: mapear a literatura relacionada às condições de letramento em saúde (LS) de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista (TEA). Método: revisão de escopo, realizada entre janeiro e fevereiro de 2024 e atualizada em agosto de 2025, em seis fontes de dados e literatura cinzenta. Os dados foram extraídos por meio de formulário adaptado da JBI e, em seguida, procedeu-se à análise descritiva das informações obtidas. O protocolo foi registrado no Open Science Framework. Resultados: das 741 publicações identificadas, quatro atenderam aos critérios de inclusão e compuseram a revisão. Cuidadores de crianças com TEA enfrentam fragilidades no acesso e na compreensão de informações de saúde, o que prejudica a tomada de decisões. Conclusão: o LS desses cuidadores permanece pouco explorado e investigá-los é fundamental para orientar intervenções que qualifiquem o cuidado infantil.

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Biografia do Autor

Larissa Silva de Amorim, Universidade de Brasília

Enfermagem, Graduanda em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Ana Clara dos Santos Serradourada, Universidade de Brasília

Enfermeira, Mestranda Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Priscilla Roberta Silva Rocha, Universidade de Brasília

Enfermeira, Doutora em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Gabriela Ferreira de Oliveira Butrico, Universidade Federal de Goiás

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Francisco Rafael Amorim dos Santos, Universidade de Brasília

Bibliotecário, Mestre em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Katarinne Lima Moraes, Universidade de Brasília

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

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Publicado

2025-11-10

Como Citar

Amorim, L. S. de, Serradourada, A. C. dos S., Rocha, P. R. S., Butrico, G. F. de O., Santos, F. R. A. dos, & Moraes, K. L. (2025). Letramento em saúde de cuidadores de crianças com transtorno do espectro autista: revisão de escopo. Revista De Enfermagem Da UFSM, 15, e23. https://doi.org/10.5902/2179769289909

Edição

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