Ensino remoto emergencial na pós-graduação stricto sensu durante a pandemia da covid-19: estudo de reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769283220

Palavras-chave:

COVID-19, Educação de Pós-Graduação, Ensino, Pandemias, Universidades

Resumo

Objetivo: refletir sobre o ensino remoto, utilizado na pandemia da covid-19, na pós-graduação stricto sensu no contexto da universidade. Método: estudo de reflexão, apoiado em levantamento bibliográfico que permitiu o reconhecimento do predomínio do enfoque técnico, analisado à luz de autores cujo referencial teórico articula a educação e a universidade às relações sociais. Resultados: a análise do ensino remoto demanda uma investigação acerca da sua relação com mudanças que vêm se processando na universidade no cenário neoliberal, valorizando projetos de educação e sociedade com foco mercadológico, influenciando a produção do conhecimento, a formação do pesquisador e do professor da educação superior. Conclusão: ultrapassar a dimensão técnica para a apropriação da dimensão ético-política presente no ensino remoto e nos seus possíveis desdobramentos pós-pandêmico é fundamental, pois o potencial do ato educativo, em termos do encontro entre professor e aluno e da apropriação do conhecimento, não é efetivamente alcançado no ensino remoto.

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Biografia do Autor

Andressa Silva Torres dos Santos, Universidade de São Paulo

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, Campus Universitário de Rio das Ostras (UFF) (2019). Pós-graduada em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica pelo Centro Universitário FAVENI (2021). Doutoranda em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), com previsão de conclusão em 2024. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ex-bolsista do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) (2021-2022), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC CNPq) (2017-2019) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) (2016). Membro do Núcleo de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis (NAIDST) da EERP/USP; e do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Vivências e Integralidade Dedicadas à Enfermagem, Criança, Infância, Adolescentes e Recém-nascidos (EVIDENCIAR) do Campus Universitário de Rio das Ostras/UFF.

Agostinho Antônio Cruz Araújo, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016-2021). Mestre em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2021-2022). Doutorando em Ciências no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da EERP/USP. Membro da International Society for Telemedicine and eHealth (ISfTeH) e da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Piauí. Atua no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de Enfermagem (GEPECOPEn) e no Grupo em Estudos sobre Educação e História em Enfermagem e Saúde. Assumiu cargos de liderança estudantil, incluindo o cargo de Membro da Coordenação Geral do Centro Acadêmico de Enfermagem Rosa Luxemburgo - CAEnf/UFPI (2018-2019); e Secretário Geral da Red Iberoamericana de Estudiantes de Enfermería - RIEENF (2019-2021). Foi bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PIBIC/CNPq (2018-2019 e 2019-2020). Tem interesse na área de Enfermagem, com ênfase em Educação, Saúde Mental e Saúde Global.

Rodrigo Mota de Oliveira, Universidade de São Paulo

Mestrando pelo programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, linha - Comunicação em Saúde da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Terapeuta Ocupacional graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP FFC. Membro do grupo de pesquisa GEPECOPEN - Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicação no Processo de. Enfermagem. Pós-graduado em Saúde do Idoso pela Faculdade de Medicina do ABC. Temas de pesquisa: Comunicação e Literacia em Saúde, Doenças Infecciosas, Temas em Gerontologia.

Lucila Castanheira Nascimento, Universidade de São Paulo

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) (1991), Mestrado em Enfermagem pela EERP-USP (1999), Doutorado Sanduíche (PDSE - CAPES) na University of Victoria, BC, Canadá, pelo Programa Interunidades de Doutoramento Enfermagem da EE e EERP-USP (2003). Realizou Pós-Doutorado na University of Alberta, Edmonton, Canadá (2005), bolsista FAPESP, concentrando-se no estudo de crianças com doenças crônicas e suas famílias. Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, na EERP, Centro Colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, e Chefe do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública. Durante sua carreira acadêmica, foi vice-diretora do Centro Colaborador e Presidente do Capítulo Rho Upsilon da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau Internacional. Foi Coordenadora do Comitê de Ética da EERP/USP (2006 a 2013). Atuou como Presidente do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE e EERP/USP (2014 a 2017) e Vice-Presidente do Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE e EERP/USP (2012 a 2014). Está credenciada como orientadora, mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Púbica, EERP-USP, Nota 7 CAPES, e também no Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da EE-USP e EERP-USP, nota 6 CAPES. Coordena convênio internacional para formação de mestres e doutores entre Ministério de Saúde Pública da Guyana e EERP-USP. Coordena Comissão de Autovaliação do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública, EERP-USP. É membro do conselho diretor da Sociedade Honorífica de Enfermagem Sigma Theta Tau International, Capítulo Rho Upsilon e membro fundador da International Family Nursing Association. Integra redes de pesquisas nacionais e internacionais: Red Internacional de Enfermería en Salud Infantil - Red ENSI e REDE ENSI Brasil, além de vários Comitês de Pesquisa vinculados à International Family Nursing Association. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, nível 1C. É líder do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente ? GPECCA, cadastrado no diretório de pesquisa do CNPq, e membro de grupos de pesquisa nacionais e internacional. É membro da Comissão de Pesquisa da EERP/USP. É consultora ad-hoc de vários periódicos nacionais e internacionais e editora associada de periódico internacional. Desenvolve projetos colaborativos multicêntricos e com cooperação estrangeira com pesquisadores do Canadá, Estados Unidos, Portugal e Espanha. Coordenadora no Brasil do convênio internacional entre a EERP-USP e o Ministério da Saúde Pública da Guiana, Guiana, para formação de mestres e doutores (2017-2021). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente e Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem pediátrica, condições crônicas, enfermagem familiar, enfermagem oncológica, saúde da criança e do adolescente; cuidado do pai e estudos com família.

Silvia Matumoto, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2003) e Livre-docência pela EERP-USP (2017). Atualmente é Professor Associado - MS - 5 no Departamento Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP (2016 a 2020). É membro do NUPESCO - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Saúde Coletiva Profa. Dra. Maria Cecília Puntel de Almeida, assumindo a liderança em 2021. Tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde coletiva, atenção primária em saúde, saúde da família, processo de trabalho em saúde e micropolítica, organização de serviços de saúde e educação permanente em saúde.

Adriana Katia Corrêa, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora associada do Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da EERP - Universidade de São Paulo, atuando especificamente no Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na interface com a área de educação - Formação de profissionais e de professores, no âmbito do ensino superior e da educação profissional técnica de nível médio, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, educação profissional em saúde e enfermagem e formação de professores na área da saúde. Desde a inserção na EERP/USP, atua como docente de licenciatura em enfermagem e desde 2006, é docente somente do Curso de Bacharelado e Licenciatura. Ministra aulas especificamente nas disciplinas curriculares voltadas à formação do enfermeiro professor para a atuação profissional em escolas de educação profissional da área da saúde/enfermagem, a saber: Educação Profissional em Enfermagem I e II; Metodologia do Ensino de Enfermagem e Estágio Curricular na Educação Profissional em Enfermagem. De 2002 a 2004, participou da proposição do Curso de Licenciatura na EERP, curso esse iniciado em 2006. Foi Suplente da Coordenação desse curso, de 2006 a 2008 e coordenadora de 2009 a abril de 2014. Nesse período, foi membro efetivo da Comissão Interunidades de Licenciatura USP. Está envolvida com a formação de professores da educação profissional em saúde/enfermagem e do ensino superior, participando de projetos / políticas nacionais e locais de formação como: PROFAE, Formação de Ativadores de Processos de Mudanças na Formação Superior de Profissionais de Saúde, Projeto TEC-Saúde - SP. Coordenou, de 2004 a 2010, o Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP de Ribeirão Preto, grupo interdisciplinar e inter-unidades, que se insere na política de valorização do ensino de graduação da USP, participando do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP- Ribeirão Preto, desde 2004 e da Comissão de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de 2004 a 2012. É líder do "Grupo de Pesquisa Educação e Saúde/enfermagem: políticas, práticas, formação profissional e formação de professores", cadastrado no CNPq, desde 2008, cujo foco é realização de pesquisas no âmbito do ensino superior e da educação profissional técnica de nível médio em saúde/enfermagem. Na pós-graduação, é responsável por disciplinas voltadas à formação docente. De 2010 a 2016, coordenou o Projeto "Pró-Ensino na Saúde - CAPES (Projeto 2037/2010) associado aos três Programas de Pós-Graduação da EERP/USP, contando também com docentes de outras Unidades de Ensino da Campus USP Ribeirão Preto, além de alunos de pós-graduação e graduação. É responsável pelo Laboratório de Práticas Pedagógicas do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem. Destaca-se, em síntese, na trajetória profissional na EERP/USP, a atuação docente e na gestão pedagógica de curso de licenciatura e de outras modalidades de formação de professores enfermeiros (e de outras áreas da saúde) para a educação profissional técnica de nível médio.

Referências

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Publicado

2023-11-21 — Atualizado em 2024-01-04

Versões

Como Citar

Santos, A. S. T. dos, Araújo, A. A. C., Oliveira, R. M. de, Nascimento, L. C., Matumoto, S., & Corrêa, A. K. (2024). Ensino remoto emergencial na pós-graduação stricto sensu durante a pandemia da covid-19: estudo de reflexão. Revista De Enfermagem Da UFSM, 13, e46. https://doi.org/10.5902/2179769283220 (Original work published 21º de novembro de 2023)

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Artigos de reflexão

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