Ensino remoto emergencial na pós-graduação stricto sensu durante a pandemia da covid-19: estudo de reflexão
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769283220Palavras-chave:
COVID-19, Educação de Pós-Graduação, Ensino, Pandemias, UniversidadesResumo
Objetivo: refletir sobre o ensino remoto, utilizado na pandemia da covid-19, na pós-graduação stricto sensu no contexto da universidade. Método: estudo de reflexão, apoiado em levantamento bibliográfico que permitiu o reconhecimento do predomínio do enfoque técnico, analisado à luz de autores cujo referencial teórico articula a educação e a universidade às relações sociais. Resultados: a análise do ensino remoto demanda uma investigação acerca da sua relação com mudanças que vêm se processando na universidade no cenário neoliberal, valorizando projetos de educação e sociedade com foco mercadológico, influenciando a produção do conhecimento, a formação do pesquisador e do professor da educação superior. Conclusão: ultrapassar a dimensão técnica para a apropriação da dimensão ético-política presente no ensino remoto e nos seus possíveis desdobramentos pós-pandêmico é fundamental, pois o potencial do ato educativo, em termos do encontro entre professor e aluno e da apropriação do conhecimento, não é efetivamente alcançado no ensino remoto.
Downloads
Referências
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID-19 Educational disruption and response [Internet]. UNESCO; 2020; [acesso 2021 set 06]. Disponível em: http://www.iiep.unesco.org/en/covid-19-educational-disruption-and-response-13363
World Health Organization. Global research on Coronavirus disease (COVID-19) [Internet]. World Health Organization, 2020; [acesso 2021 set 06]. Disponível em: https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/global-research-on-novel-coronavirus-2019-ncov
Brasil. Ministério da Educação (BR). Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19 [Internet]. Diário Oficial da União. 18 de março de 2020; [acesso 2021 dez 05]. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/3017/portaria-mec-n-343
Gusso HL, Archer AB, Luiz FB, Sahão FT, Luca GG, Henklain MHO, et al. Ensino superior em tempos de pandemia: diretrizes à gestão universitária. Educ Soc. 2020;41:e238957. doi: 10.1590/ES.238957
Sordi MRL. Docência no ensino superior: interpelando os sentidos e desafios dos espaços institucionais de formação. Educar em Revista. 2019;35(75):135-54. doi: 10.1590/0104-4060.67031
Oliveira WA, Silva JL, Scarpini NAM, Munõz SS, Silva MAI, Gonçalves MFC. Professor training in health postgraduate studies: analysis of an experience. Rev Bras Enferm. 2018;71(6):3293-8. doi: 10.1590/0034-7167-2017-0319
Hodges C, Moore S, Lockee B, Trust T, Bond A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning [Internet]. Why IT Matters to Higher Education; 2020; [acesso 2021 dez 05]. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remoteteaching-and-online-learning
Gardner ME, Bodiya EC, Subramanian S. Remote Learning Barriers and Opportunities for Graduate Student and Postdoctoral Learners in Career and Professional Skill Development: A Case Study. J Microbiol Biol Educ. 2021;22(1):22.1.74. doi: 10.1128/jmbe.v22i1.2451
Ycelsin-ta Y T. Difficulties encountered by students during distance education in times of confinement in Turkey. Educational Research and Reviews. 2021;16(3):87-92. doi: 10.5897/ERR2021.4117
Azlan CA, Wong JHD, Tan LK, Huri MSNAD, Ung NM, Pallath V, et al. Teaching and learning of postgraduate medical physics using Internet-based e-learning during the COVID-19 pandemic - A case study from Malaysia. Physica Medica. 2020;28:10-6. doi: 10.1016/j.ejmp.2020.10.002
Gardner ME, Bodiya EC, Subramanian S. Remote Learning Barriers and Opportunities for Graduate Student and Postdoctoral Learners in Career and Professional Skill Development: A Case Study. J Microbiol Biol Educ. 2021;22(1):ev22i1.2451. doi: 10.1128/jmbe.v22i1.2451
Ramos-Morcillo AJ, Leal-Costa C, Moral-García JE, Ruzafa-Matínez M. Experiences of nursing students during the abrupt change from face-to-face to e-learning education during the first month of confinement due to COVID-19 in Spain. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(15):5519. doi: 10.3390/ijerph17155519
Nizhenkovska I, Kznetsova O, Narokha V. Organising distance learning for Master's in Pharmacy in Ukraine during COVID-19 quarantine. Pharmacy Education. 2020;20(20):59-60. doi: 10.46542/pe.2020.202.5960
Alghamdi AKH, Aldossari AT. Saudi education postgraduates’ (Trainee teachers)’ perspectives on distance education. World Journal on Educational Technology: Current Issues. 2021;13(2):307-21. doi: 10.18844/wjet.v13i2.5715
Didenko I, Filatova O, Anisimova L. Covid-19 Lockdown Challenges or New Era for Higher Education. Propósitos y Representaciones. 2021;9(SPE 1):e914. doi: 10.20511/pyr2021.v9nSPE1.914
Ousey K, Bullen B, Hodgson H, Atkin L. How has the COVID-19 pandemic changed the way we teach? Wounds UK [Internet]. 2021; [acesso 2021 dez 20];17(1):19-22. Disponível em: https://www.wounds-uk.com/journals/issue/639/article-details/how-has-covid-19-pandemic-changed-way-we-teach
Serra IVS, Lima JMM, Silva GTR, Santos JXP, Santana LS. Remote teaching during the COVID-19 pandemic: a viewpoint according to Paulo Freire's approach. Cogitare Enferm. 2022;27:87466. doi: 10.5380/ce.v27i0.87466
Sobrinho JD. Universidade fraturada: reflexões sobre conhecimento e responsabilidade social. Avaliação. 2015;20(3):581-601. doi: 10.1590/S1414-40772015000300002
Chauí M. Escritos sobre a universidade. São Paulo: Editora UNESP; 2001.
Sobrinho JD. Universidade em tempos de precarização e incertezas. Avaliação. 2018;23(3):736-53. doi: 10.1590/S1414-40772018000300010
Mancebo D. Pandemic and Higher Education in Brazil. Revista Eletrônica de Educação. 2020;14:e4566131. doi: 10.14244/198271994566
Minto LW. A pandemia na educação: o presente contra o futuro? Revista Trabalho, Política e Sociedade. 2021;6(10):139-54. doi: 10.29404/rtps-v6i10.810
Saviani D. Escola e democracia. 44 ed. Campinas: Autores associados; 2021.
Saviani D, Galvão AC. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade [Internet]. 2021; [acesso 2021 dez 20];67:36-49. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf
Moura AC, Cruz AG. Ensino superior e produtividade acadêmica em tempos de pandemia. Revista Interinstitucional Artes de Educar [Internet]. 2020; [acesso 2021 dez 20];6:222-44. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/5181
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-01-04 (4)
- 2023-12-04 (3)
- 2023-11-23 (2)
- 2023-11-21 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Enfermagem da UFSM

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.