Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-12. Leia a versão mais recente.

Ações educativas com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19: relato de experiência

Ações Educativas Com Adolescentes Sobre A Prevenção Da Covid-19

Autores

  • Renata de Moura Bubadué Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro McGill University https://orcid.org/0000-0001-8121-1069
  • Carla Chiste Tomazoli Santos Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires
  • Andressa da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Bigolin Jantsch Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristilene Akiko Kimura Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769269588

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Saúde do Adolescente, Pandemias, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever a experiência acadêmica na realização de ações educativas, com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19. Método: relato de experiência sobre as práticas de educação em saúde realizadas com 334 adolescentes, divididos em 15 turmas, estudantes da rede municipal de ensino no município de Valparaíso de Goiás. As atividades foram desenvolvidas, em março de 2020, utilizando o referencial metodológico do círculo de cultura, mediadas por estudantes de enfermagem e fisioterapia.  Resultados: as ações educativas tiveram como referencial os círculos de cultura de Paulo Freire e a problematização, a fim de que os adolescentes pudessem transitar da consciência ingênua para a consciência crítica, sobre prevenção e cuidado a respeito da COVID-19. Conclusão: ações educativas, com círculo de cultura freireano, são essenciais para fortalecer a troca e construção de saberes mediados pelos conhecimentos científicos que podem desmistificar tabus, amenizar as dúvidas e gerar possibilidades para a promoção da saúde e cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Moura Bubadué, Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro McGill University

Enfermeira Doutora. Professora na Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires (FACESA); Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente da Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPESC-EEAN/UFRJ) e no Views On Interdisciplinary Childhood Ethics (VOICE) da McGill University.

Referências

World Health Organization (WHO). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020 [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 17]. Available from: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020

Ministério da Saúde (BR). Boletim epidemiológico Nº 108 - Boletim COE Coronavírus [Internet]. 2022 [acesso em 2022 abr 22]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2022/boletim-epidemiologico-no-108-boletim-coe-coronavirus/view

Liao J, Fan S, Chen J, Wu J, Xu S, Guo Y, et al. Epidemiological and clinical characteristics of COVID-19 in adolescents and young adults. Innovation (Camb). 2020;1(1):100001. doi: 10.1016/j.xinn.2020.04.001

Guessoum SB, Lachal J, Radjack R, Carretier E, Minassian S, Benoit L, et al. Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown. Psychiatry Res. 2020 Sept;291:113264. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113264

Magson NR, Freeman JYA, Rapee RM, Richardson CE, Oar EL, Fardouly J. Risk and protective factors for prospective changes in adolescent mental health during the COVID-19 pandemic. J Youth Adolesc. 2021 Jan;50(1):44-57. doi: 10.1007/s10964-020-01332-9

Andrews JL, Foulkes L, Blakemore SJ. Peer influence in adolescence: public-health implications for COVID-19. Trends Cogn Sci. 2020 Aug;24(8):585-7. doi: 10.1016/j.tics.2020.05.001

Skarpa PE, Garoufallou E. Information seeking behavior and COVID-19 pandemic: a snapshot of young, middle aged and senior individuals in Greece. Int J Med Inform. 2021 Jun;150:104465. doi: 10.1016/j.ijmedinf.2021.104465

Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica; Ministério da Educação. Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília (DF): Ministério da Saúde; Ministério da Educação; 2011.

Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia do trabalho científico. 8ª ed. São Paulo (SP): Atlas; 2017. 256 p.

Franco TAV, Silva JLL, Daher DV. Educação em saúde e pedagogia dialógica: uma reflexão sobre grupos educativos na atenção básica. Serv Soc Saude. 2011;7(2):19-22.

Miranda KCL, Barroso MGT. Freire's contribution to the practice and critical education in nursing. Rev Latinoam Enferm. 2004;12(4):631-5.

Freire P. Pedagogia da autonomia. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2002.

Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1979.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Panorama populacional da cidade de Valparaíso de Goiás [Internet]. 2021 [acesso em 27 mar 2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/valparaiso-de-goias/panorama

Souza TT, Almeida AC, Fernandes ADSA, Cid MFB. Promoção em saúde mental de adolescentes em países da América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Colet. 2021;26(7):2575-86. doi: 10.1590/1413-81232021267.07242021

Padrão MRAV, Tomasini AJ, Romero MLAM, Silva D, Cavaca AG, Köptcke LS. Educação entre pares: protagonismo juvenil na abordagem preventiva de álcool e outras drogas. Ciênc Saúde Colet. 2021;26(07):2759-68. doi: 10.1590/1413-81232021267.07322021

Fernandes ESF, Santos AM. Desencontros entre formação profissional e necessidades de cuidado aos adolescentes na Atenção Básica à Saúde. Interface. 2020;24:e190049. doi: 10.1590/Interface.190049

Brito ESV, Oliveira RC, Silva MRF. Análise da continuidade da assistência à saúde de adolescentes portadores de diabetes. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2012;12(4):413-23. doi: 10.1590/S1519-38292012000400008

Shackleton N, Jamal F, Viner RM, Dickson K, Patton G, Bonell C. School-based interventions going beyond health education to promote adolescent health: systematic review of reviews. J Adolesc Health. 2016;58(4):382-96. doi: 10.1016/j.jadohealth.2015.12.017

Mistree D, Loyalka P, Fairlie R, Bhuradia A, Angrish M, Lin J, et al. Instructional interventions for improving COVID-19 knowledge, attitudes, behaviors: evidence from a large-scale RCT in India. Soc Sci Med. 2021;276:113846. doi: 10.1016/j.socscimed.2021.113846

Publicado

2022-07-12

Versões

Como Citar

Bubadué, R. de M., Chiste Tomazoli Santos, C., da Silveira, A., Bigolin Jantsch, L. ., & Akiko Kimura, C. (2022). Ações educativas com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19: relato de experiência: Ações Educativas Com Adolescentes Sobre A Prevenção Da Covid-19. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e27. https://doi.org/10.5902/2179769269588

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>