Ações educativas com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19: relato de experiência
Ações Educativas Com Adolescentes Sobre A Prevenção Da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769269588Palavras-chave:
Educação em Saúde, Saúde do Adolescente, Pandemias, Promoção da Saúde, EnfermagemResumo
Objetivo: descrever a experiência acadêmica na realização de ações educativas, com adolescentes sobre a prevenção da COVID-19. Método: relato de experiência sobre as práticas de educação em saúde realizadas com 334 adolescentes, divididos em 15 turmas, estudantes da rede municipal de ensino no município de Valparaíso de Goiás. As atividades foram desenvolvidas, em março de 2020, utilizando o referencial metodológico do círculo de cultura, mediadas por estudantes de enfermagem e fisioterapia. Resultados: as ações educativas tiveram como referencial os círculos de cultura de Paulo Freire e a problematização, a fim de que os adolescentes pudessem transitar da consciência ingênua para a consciência crítica, sobre prevenção e cuidado a respeito da COVID-19. Conclusão: ações educativas, com círculo de cultura freireano, são essenciais para fortalecer a troca e construção de saberes mediados pelos conhecimentos científicos que podem desmistificar tabus, amenizar as dúvidas e gerar possibilidades para a promoção da saúde e cuidado.
Downloads
Referências
World Health Organization (WHO). WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020 [Internet]. 2020 [cited 2020 Apr 17]. Available from: https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020
Ministério da Saúde (BR). Boletim epidemiológico Nº 108 - Boletim COE Coronavírus [Internet]. 2022 [acesso em 2022 abr 22]. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/boletins-epidemiologicos/covid-19/2022/boletim-epidemiologico-no-108-boletim-coe-coronavirus/view
Liao J, Fan S, Chen J, Wu J, Xu S, Guo Y, et al. Epidemiological and clinical characteristics of COVID-19 in adolescents and young adults. Innovation (Camb). 2020;1(1):100001. doi: 10.1016/j.xinn.2020.04.001
Guessoum SB, Lachal J, Radjack R, Carretier E, Minassian S, Benoit L, et al. Adolescent psychiatric disorders during the COVID-19 pandemic and lockdown. Psychiatry Res. 2020 Sept;291:113264. doi: 10.1016/j.psychres.2020.113264
Magson NR, Freeman JYA, Rapee RM, Richardson CE, Oar EL, Fardouly J. Risk and protective factors for prospective changes in adolescent mental health during the COVID-19 pandemic. J Youth Adolesc. 2021 Jan;50(1):44-57. doi: 10.1007/s10964-020-01332-9
Andrews JL, Foulkes L, Blakemore SJ. Peer influence in adolescence: public-health implications for COVID-19. Trends Cogn Sci. 2020 Aug;24(8):585-7. doi: 10.1016/j.tics.2020.05.001
Skarpa PE, Garoufallou E. Information seeking behavior and COVID-19 pandemic: a snapshot of young, middle aged and senior individuals in Greece. Int J Med Inform. 2021 Jun;150:104465. doi: 10.1016/j.ijmedinf.2021.104465
Ministério da Saúde (BR), Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica; Ministério da Educação. Passo a passo PSE: Programa Saúde na Escola: tecendo caminhos da intersetorialidade. Brasília (DF): Ministério da Saúde; Ministério da Educação; 2011.
Marconi MA, Lakatos EM. Metodologia do trabalho científico. 8ª ed. São Paulo (SP): Atlas; 2017. 256 p.
Franco TAV, Silva JLL, Daher DV. Educação em saúde e pedagogia dialógica: uma reflexão sobre grupos educativos na atenção básica. Serv Soc Saude. 2011;7(2):19-22.
Miranda KCL, Barroso MGT. Freire's contribution to the practice and critical education in nursing. Rev Latinoam Enferm. 2004;12(4):631-5.
Freire P. Pedagogia da autonomia. São Paulo (SP): Paz e Terra; 2002.
Freire P. Educação e mudança. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1979.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Panorama populacional da cidade de Valparaíso de Goiás [Internet]. 2021 [acesso em 27 mar 2021]. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/valparaiso-de-goias/panorama
Souza TT, Almeida AC, Fernandes ADSA, Cid MFB. Promoção em saúde mental de adolescentes em países da América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Colet. 2021;26(7):2575-86. doi: 10.1590/1413-81232021267.07242021
Padrão MRAV, Tomasini AJ, Romero MLAM, Silva D, Cavaca AG, Köptcke LS. Educação entre pares: protagonismo juvenil na abordagem preventiva de álcool e outras drogas. Ciênc Saúde Colet. 2021;26(07):2759-68. doi: 10.1590/1413-81232021267.07322021
Fernandes ESF, Santos AM. Desencontros entre formação profissional e necessidades de cuidado aos adolescentes na Atenção Básica à Saúde. Interface. 2020;24:e190049. doi: 10.1590/Interface.190049
Brito ESV, Oliveira RC, Silva MRF. Análise da continuidade da assistência à saúde de adolescentes portadores de diabetes. Rev Bras Saúde Matern Infant. 2012;12(4):413-23. doi: 10.1590/S1519-38292012000400008
Shackleton N, Jamal F, Viner RM, Dickson K, Patton G, Bonell C. School-based interventions going beyond health education to promote adolescent health: systematic review of reviews. J Adolesc Health. 2016;58(4):382-96. doi: 10.1016/j.jadohealth.2015.12.017
Mistree D, Loyalka P, Fairlie R, Bhuradia A, Angrish M, Lin J, et al. Instructional interventions for improving COVID-19 knowledge, attitudes, behaviors: evidence from a large-scale RCT in India. Soc Sci Med. 2021;276:113846. doi: 10.1016/j.socscimed.2021.113846
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-08-09 (3)
- 2022-07-13 (2)
- 2022-07-12 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Enfermagem da UFSM
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.