Avaliação dos registros de enfermagem por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769268189

Palavras-chave:

Registros de enfermagem, Processo de enfermagem, Diagnósticos de enfermagem, Enfermagem, Serviço Hospitalar de Educação

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade dos registros do Processo de Enfermagem em prontuários de uma unidade de terapia intensiva adulto. Método: estudo transversal, com aplicação do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes em 145 prontuários de pacientes que estiveram internados no período de novembro de 2018 a junho de 2019. Resultados: em relação ao domínio denominado Diagnósticos de Enfermagem como processo, apenas 27% dos registros apresentaram-se completos. No domínio Diagnósticos de Enfermagem como produto, os resultados foram satisfatórios com 97% da documentação completa. A satisfatoriedade se manteve nas Intervenções de Enfermagem, em que a completude foi obtida em 94% dos prontuários. Quanto aos Resultados, mais da metade dos registros apresentaram inconsistências. Conclusão: os registros do Processo de Enfermagem vêm sendo executados na unidade de terapia intensiva de forma parcialmente satisfatória, e, a partir deste estudo, é possível desenvolver estratégias para melhoria da qualidade dos registros.

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Biografia do Autor

Suéli Regina Sulzbach, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. Enfermeira Assistencial e coordenadora da comissão de Processo de Enfermagem na Associação Hospitalar Beneficente de Pinhalzinho/SC.

Carla Argenta, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, Professora adjunta na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC atuando na Graduação e Pós graduação na Saúde do Idoso e do Adulto, Processo de Enfermagem e Sistemas de Linguagens Padronizadas em Enfermagem. 

Edlamar Kátia Adamy, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, professora Adjunta da Graduação e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Diretora de Educação da ABEn Nacional (Gestão 2018-2019 e gestão 2020-2022) Representante de Santa Catarina na Rede Iberoamericana de Investigación en Educación en Enfermería - RIIEE Brasil. 

William Campo Meschial, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeiro, Doutor em Enfermagem, docente do curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Elisangela Argenta Zanatta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, doutora em Enfermagem, professora Adjunta do Departamento de Enfermagem e do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde. Diretora de Estudos e Pesquisa em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) de Santa Catarina (SC)

Suzanne Cristina Abido, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Enfermeira, especialista em Saúde da Família, Mestranda em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), enfermeira supervisora na Atenção Primária à Saúde, no município de Xanxerê-SC.

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Publicado

2022-07-07 — Atualizado em 2022-07-11

Versões

Como Citar

Sulzbach, S. R., Argenta, C., Adamy, E. K., Meschial, W. C., Zanatta, E. A., & Abido, S. C. (2022). Avaliação dos registros de enfermagem por meio do Quality of Diagnoses, Interventions and Outcomes. Revista De Enfermagem Da UFSM, 12, e26. https://doi.org/10.5902/2179769268189 (Original work published 7º de julho de 2022)

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