Desgaste no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel: percepção dos enfermeiros

Autores

  • Claudia Cristiane Filgueira Martins Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Andrezza Graziella Veríssimo Pontes Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN
  • Alcivan Nunes Viera Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN https://orcid.org/0000-0003-4222-6262
  • Viviane Euzébia Pereira Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN http://orcid.org/0000-0001-8140-8320

DOI:

https://doi.org/10.5902/217976924687

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde do trabalhador, Unidades móveis de saúde

Resumo

Objetivo: descrever como os enfermeiros do atendimento pré-hospitalar percebiam o desgaste relacionado ao trabalho. Método: estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas com sete enfermeiros do serviço de atendimento móvel as urgências (SAMU) Mossoró, Brasil. O período de coleta de dados foi de março a abril de 2010 e os dados foram analisados à luz da Análise do Discurso (AD). Resultados: Após o tratamento dos dados emergiram três núcleos de sentido: desgaste relacionado com as particularidades do pré-hospitalar; desgaste e as condições do serviço e o desgaste relacionado ao corpo físico e a mente. Conclusões: com a concretização desse estudo percebemos que os enfermeiros compreendem que o desgaste relacionado ao trabalho é agravado devido às condições de trabalho e pela jornada de trabalho desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cristiane Filgueira Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Bolsista CAPES. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Andrezza Graziella Veríssimo Pontes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Mestranda em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Saúde da Família. Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Alcivan Nunes Viera, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeiro, Mestre em Cuidados Clínicos em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará, Brasil. Professor da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil.

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Enfermeira, Professora Doutora, colaboradora do Programa de pós graduação em enfermagem da , Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Martins, C. C. F., Pontes, A. G. V., Viera, A. N., & Santos, V. E. P. (2012). Desgaste no serviço de atendimento pré-hospitalar móvel: percepção dos enfermeiros. Revista De Enfermagem Da UFSM, 2(2), 282–289. https://doi.org/10.5902/217976924687

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)