Primeiros socorros como objeto de educação em saúde para profissionais de escolas municipais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769243292

Palavras-chave:

Primeiros Socorros, Educação em Saúde, Conhecimento, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento dos profissionais de escolas municipais após a prática educativa de atendimento de primeiros socorros na infância. Método: estudo quase‑experimental, quantitativo. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário sobre primeiros socorros na infância, aplicado antes e após uma prática educativa com 88 profissionais. Na análise dos dados, adotou-se o percentual de acertos para cada questão e a média percentual de acertos total. Aplicaram-se os testes McNemar e Wilcoxon. Resultados: após a prática educativa, houve aumento significativo no percentual de acertos em seis questões, redução do acerto em uma questão; e não alteração em duas questões, totalizando em 30% o acréscimo da retenção de conhecimento. Conclusão: o nível de conhecimento prévio dos profissionais sobre primeiros socorros foi relativamente baixo, entretanto observou-se uma apreensão de conhecimento significativo após a prática educativa, que poderá contribuir para o atendimento inicial de qualidade à vítima.

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Biografia do Autor

Priscila Alvim Lima, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Socorrista pela NETER e graduanda do último ano de enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP. 

Bandeirantes, Paraná, Brasil.

Thaísa Mariela Nascimento Oliveira, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP (2014). Mestranda em Enfermagem na Universidade Estadual de Londrina- UEL.

Londrina, Paraná, Brasil.

Ricardo Castanho Moreira, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Doutorado em Enfermagem pela UFPR (2013). Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2002) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2007).

Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Eleine Aparecida Penha Martins, Universidade Estadual de Londrina- UEL

Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2001) e doutorado na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006), ambos na área de Enfermagem Fundamental.

Londrina, Paraná, Brasil.

Aline Balandis Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná- UENP

Mestre em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2015). Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP - junho de 2012). Doutoranda pela Universidade Estadual de Maringá- UEM.

Bandeirantes, Paraná, Brasil.

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

Lima, P. A., Oliveira, T. M. N., Moreira, A. C. M. G., Moreira, R. C., Martins, E. A. P., & Costa, A. B. (2021). Primeiros socorros como objeto de educação em saúde para profissionais de escolas municipais. Revista De Enfermagem Da UFSM, 11, e10. https://doi.org/10.5902/2179769243292

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