Intervenção educativa em primeiros socorros para escolares da educação básica

Monalise Mara Rocha Santana, Luana Vieira Toledo, Tiago Ricardo Moreira, Katiusse Rezende Alves, Luciane Ribeiro, Flávia Batista Barbosa de Sá Diaz

Resumo


Objetivo: comparar o conhecimento de escolares do ensino básico sobre primeiros socorros antes e após uma intervenção educativa sobre o tema. Método: estudo quase experimental, realizado com 67 estudantes do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola pública, durante o ano de 2015, em um município de Minas Gerais. Foram aplicados instrumentos de pré e pós-testes para a coleta de dados que, posteriormente, foram compilados no software Epi InfoTM versão 7 e analisados pelo programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20. Resultados: houve melhoria estatisticamente significativa (P <0,05) no conhecimento dos participantes após a intervenção educativa para a maioria dos temas abordados. Conclusão: a intervenção educativa em primeiros socorros para escolares foi efetiva e demonstrou a emergente necessidade de implementar disciplinas que abordem estes conteúdos no currículo do ensino básico.


Palavras-chave


Enfermagem; Emergências; Primeiros socorros; Educação em saúde; Estudantes.

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769236507

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