A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769236176

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Primeiros socorros, Enfermagem, Adolescente, Educação em saúde

Resumo

Objetivos: implementar estratégia educativa sobre noções básicas de primeiros socorros com estudantes de escola pública e particular e verificar o conhecimento destes antes e após a intervenção educativa. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória, realizada com 48 estudantes do nono ano. Para verificar o conhecimento, utilizaram-se dez questões objetivas e de múltipla escolha como pré e pós-teste. A coleta foi realizada de setembro a dezembro de 2016, totalizando seis encontros. Para análise utilizou-se Software PASW Statistics for Windows, versão 20.0, teste McNemar e Qui-quadrado. Resultados: nas escolas, houve diferença estatisticamente significativa entre os acertos no pós-teste sobre engasgo (p2=0,008), choque elétrico (p2=0,018), hemorragia (p2=0,004), parada cardiorrespiratória (p2=0,041). Logo, a média de acertos na escola pública e privada foi, respectivamente, 70,0% e 85,5%. Conclusão: os estudantes obtiveram aprendizado significativo mediante intervenção educativa, ressaltando a relevância na inclusão da disciplina de primeiros socorros nas escolas.

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Biografia do Autor

Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Acarape, CE

Enfermeira. Doutora em Enfermagem, Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Luci Maira Silva Gonçalves, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Acarape, CE

Enfermeira. Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Ana Carolina de Oliveira Silva Melo, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira. Residente de enfermagem em terapia intensiva, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará

Francisco Ivandi Melo, Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Fortaleza, CE

1º Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Adriana Sousa Carvalho de Aguiar, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Enfermeira, Mestre em Enfermagem, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará

Morgama Mara Nogueira Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, Acarape, CE

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape, (CE),Especialista em Enfermagem cardiovascular, Universidade Estadual do Ceará

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Publicado

2020-03-11

Como Citar

Grimaldi, M. R. M., Gonçalves, L. M. S., Melo, A. C. de O. S., Melo, F. I., Aguiar, A. S. C. de, & Lima, M. M. N. (2020). A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros. Revista De Enfermagem Da UFSM, 10, e20. https://doi.org/10.5902/2179769236176

Edição

Seção

Artigos Originais