A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769236176Palavras-chave:
Promoção da saúde, Primeiros socorros, Enfermagem, Adolescente, Educação em saúdeResumo
Objetivos: implementar estratégia educativa sobre noções básicas de primeiros socorros com estudantes de escola pública e particular e verificar o conhecimento destes antes e após a intervenção educativa. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória, realizada com 48 estudantes do nono ano. Para verificar o conhecimento, utilizaram-se dez questões objetivas e de múltipla escolha como pré e pós-teste. A coleta foi realizada de setembro a dezembro de 2016, totalizando seis encontros. Para análise utilizou-se Software PASW Statistics for Windows, versão 20.0, teste McNemar e Qui-quadrado. Resultados: nas escolas, houve diferença estatisticamente significativa entre os acertos no pós-teste sobre engasgo (p2=0,008), choque elétrico (p2=0,018), hemorragia (p2=0,004), parada cardiorrespiratória (p2=0,041). Logo, a média de acertos na escola pública e privada foi, respectivamente, 70,0% e 85,5%. Conclusão: os estudantes obtiveram aprendizado significativo mediante intervenção educativa, ressaltando a relevância na inclusão da disciplina de primeiros socorros nas escolas.Downloads
Referências
Vilaça L, Cardoso PR. Intoxicaçoes na infância: panorama geral do perfil das intoxicações em diferentes países. Rev Méd Minas Gerais [Internet]. 2014 [acesso em 2018 out 14];24(1):21-5. Disponível em: http://rmmg.org/artigo/detalhes/597 doi:10.5935/2238-3182.20140012
Gonçalves AC, Echevarría-Guanilo ME, Gonçalves N, Rossi LA, Farina Júnior JA. Caracterização de pacientes atendidos em um serviço de queimados e atitudes no momento do acidente. Rev Eletrônica Enferm [Internet]. 2012 out-dez [acesso em 2018 set 24];14(4):866-72. Disponível em: http://fen.ufg.br/revista/v14/n4/pdf/v14n4a15.pdf doi:10.5216/ree.v14i4.15186
Costa CWA, Moura DL, Costa FLO, Melo RS, Moreira SR. Unidade didática de ensino dos primeiros socorros para escolares: efeitos do aprendizado. Pensar Prát [Internet]. 2015 abr-jun [acesso em 2018 out 10];(18)2:338–49. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30205 doi: 10.5216/rpp.v18i2.30205
Oliveira MR, Leonel ARA, Montezeli JH, Gastaldi AB, Martins EAP, Caveião C. Conception of undergraduate nursing students on the practice of health education on first aid. Rev RENE [Internet].2015 mar-abr [acesso em 2018 out 14];16(2):150-8.Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/2696/2081 doi:10.15253/2175-6783.2015000200003
Patrício ACFA, Santos JS, Albuquerque KF, Alves KL, Duarte MCS, Pérez VLAB. Atendimento pré - hospitalar móvel: identificando agravos à saúde da pessoa idosa. Rev Pesqui Cuid Fundam [Internet]. 2016 abr-jun [acesso em 2018 nov 05];8(2):4223-30.Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/4217 doi: https://doi.org/10.9789/2175-5361
Guimarães HP, Olivato GB, Pispico A. Ressuscitação cardíaca pré-hospitalar do pré-hospitalar à sala de emergência: minutos que salvam uma vida – suporte básico. Rev Soc Cardiol Estado de São Paulo [Internet]. 2018 [acesso em 2018 set 20];28(3):302-11. Disponível em: http://socesp.org.br/revista/assets/upload/revista/7626911271539115635pdfptRESSUSCITAÇÃO%20CARDÍACA%20PRÉ-HOSPITALAR.%20DO%20PRÉ-HOSPITALAR%20À%20SALA%20DE%20EMERGÊNCIA_REVISTA%20SOCESP%20V28%20N3.pdf doi: http://dx.doi.org/10.29381/0103-8559/20182803302-11
Presidência da República (BR). Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018: torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil [Internet]. 2018 [acesso em 2019 abr 24]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13722.htm
Calandrim LF, Santos AB, Oliveira LR, Massaro LG, Vedovato CA, Boaventura AP. First aid at school: teacher and staff training. Rev RENE [Internet]. 2017 maio-jun [acesso em 2018 set 14];18(3):292-9. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/20045/30696 doi: 10.15253/2175-6783.2017000300002
Pereira KC, Paulino JR, Saltarelli RMF, Carvalho AMP, Santos RB, Silveira TVL, et al. A construção de conhecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros por parte do público leigo. Rev Enferm Cent-Oeste Min [Internet]. 2015 jan-abr [acesso em 2018 out 14];5(1):1478-85. Disponível em: http://www.seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/viewFile/456/837
Mesquita TM, Albuquerque RS, Bonfim AMA, Sales MLH, Santana MCCP, Ferreira AMV. Educational resource to first aid education in the teaching-learning process for public school children. Rev Ciênc Plur [Internet]. 2017 [acesso em 2018 nov 08];3(1):35-50. Disponível em: http://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-848592
Sönmez Y, Uskun E, Pehlivan A. Knowledge levels of pre-school teachers related with basic first-aid practices, Isparta sample. Türk Ped Arş [Internet]. 2014 [acesso em 2018 nov 10];49(3):238-46. Disponível em: https://www.journalagent.com/tpa/pdfs/TPA_49_3_238_246.pdf doi: http://doi.org/10.5152/tpa.2014.1581
Joseph N, Narayanan T, Bin Zakaria S, Nair AV, Belayutham L, Subramanian AM, et al. Awareness, attitudes and practices of first aid among school teachers in Mangalore, South India. J Prim Health Care [Internet]. 2015 [acesso em 2018 out 14];7(4):274-81. Disponível em: https://www.publish.csiro.au/hc/pdf/HC15274 doi: 10.1071/HC15274
Kawakame PMG, Miyadahira AMK. Assessment of the teaching-learning process in students of the health area: cardiopulmonary resuscitation maneuvers. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [acesso em 2018 out 14];49(4):652-8. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000400657 doi: 10.1590/S0080-623420150000400017
Martins AR. Educación para la salud en primeros auxilios dirigida al personal docente del ámbito escolar. Enferm Univ [Internet]. 2015 [acesso em 2018 set 14];12(2):88-92. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665706315000056 doi: 10.1016/j.reu.2015.04.004
Ministério da Saúde (BR). Passo a Passo PSE: Programa de Saúde na Escola [Internet]. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2011 [acesso em 2020 jan 15]. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/legislacao/passo_a_passo_pse.pdf
Secretaria de Saúde do Distrito Federal (BR). Projeto Samuzinho [Internet]. Brasília (DF); 2018 [acesso em 2020 jan 15]. Disponível em: http://www.saude.df.gov.br/projeto-samuzinho/
Oliveira IS, Souza IP, Marques SM, Cruz AF. Knowledge of educators on prevention of accidents in childhood. Rev Enferm UFPE On Line [Internet]. 2014 [acesso em 2019 abr 25];8(2):279-85. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/9672 doi: 10.5205/reuol.4688-38583-1-RV.0802201407
Galindo Neto NM, Carvalho GCN, Castro RCMB, Caetano JA, Santos ECB, Silva TM, et al. Teachers’ experiences about first aid at school. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [acesso em 2019 abr 25];71(Supl 4):1678-82. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/pt_0034-7167-reben-71-s4-1678.pdf doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0715
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.