A escola como espaço para aprendizado sobre primeiros socorros

Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi, Luci Maira Silva Gonçalves, Ana Carolina de Oliveira Silva Melo, Francisco Ivandi Melo, Adriana Sousa Carvalho de Aguiar, Morgama Mara Nogueira Lima

Resumo


Objetivos: implementar estratégia educativa sobre noções básicas de primeiros socorros com estudantes de escola pública e particular e verificar o conhecimento destes antes e após a intervenção educativa. Método: pesquisa quantitativa, descritiva, exploratória, realizada com 48 estudantes do nono ano. Para verificar o conhecimento, utilizaram-se dez questões objetivas e de múltipla escolha como pré e pós-teste. A coleta foi realizada de setembro a dezembro de 2016, totalizando seis encontros. Para análise utilizou-se Software PASW Statistics for Windows, versão 20.0, teste McNemar e Qui-quadrado. Resultados: nas escolas, houve diferença estatisticamente significativa entre os acertos no pós-teste sobre engasgo (p2=0,008), choque elétrico (p2=0,018), hemorragia (p2=0,004), parada cardiorrespiratória (p2=0,041). Logo, a média de acertos na escola pública e privada foi, respectivamente, 70,0% e 85,5%. Conclusão: os estudantes obtiveram aprendizado significativo mediante intervenção educativa, ressaltando a relevância na inclusão da disciplina de primeiros socorros nas escolas.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Primeiros socorros; Enfermagem; Adolescente; Educação em saúde

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769236176

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