Percepção dos usuários acerca do atendimento no centro de atenção psicossocial III

Francisco de Sales Clementino, Flávia Gomes Silva, Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Débora Tayná Gomes Queiroz, João Mário Pessoa Júnior, Emanuella de Castro Marcolino

Resumo


Objetivo: analisar a percepção dos usuários atendidos no CAPS III sobre o atendimento prestado pelos profissionais de saúde neste serviço. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, realizada entre novembro de 2015 e maio de 2016 no município de Campina Grande, Paraíba. Foi utilizado um questionário autoplicado junto a 47 usuários atendidos num CAPS III. Os resultados foram discutidos à luz da Análise de Conteúdo Temática. Resultados: Obteve-se duas categorias temáticas, a saber: facilidades e potencialidades; e barreiras a vencer: geográfica, organizacional, econômica e de estrutura. Observou-se que a satisfação dos usuários relaciona-se ao atendimento, assistência e escuta qualificada prestada pelos profissionais de saúde do CAPS, mesmo frente a uma estrutura física precária, o dimensionamento inadequado dos profissionais e a falta de medicamentos. Conclusão: Os usuários do CAPS III inferiram satisfação com o acolhimento prestado pelos profissionais de saúde; todavia, também apresentaram entraves do próprio serviço em termos organizacionais e estruturais.


Palavras-chave


Saúde mental; Serviço de saúde; Avaliação em saúde

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DOI: https://doi.org/10.5902/2179769225942



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