Níveis de estresse e qualidade de vida de professores do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769225906Palavras-chave:
Esgotamento profissional, Qualidade de vida, Docentes, Educação superiorResumo
Objetivo: avaliar os níveis de estresse e de qualidade de vida de professores de uma instituição federal de nível superior. Método: estudo transversal, realizado com 35 professores de um Instituto Federal, no Rio de Janeiro, em dezembro de 2015. Os participantes foram avaliados através do Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp e do questionário World Health Organization Quality Of Life-Bref. Foi realizada correlação entre estresse e qualidade de vida, e valores de p<0,05 foram considerados significativos. Resultados: verificou-se que 46% da amostra possuem sintomas de estresse. A média da qualidade de vida dos professores foi considerada como regular. Uma correlação inversa moderada foi observada entre estresse e qualidade de vida (r=-0,5; p<0,03). Conclusões: parte da amostra possui sintomas de estresse e estes podem proporcionar uma piora da qualidade de vida. Estes sintomas podem não estar unicamente relacionados com fatores ocupacionais.Downloads
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