Tecnologias geoespaciais e o processo de enfermagem em uma unidade sentinela: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769225764

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Vigilância epidemiológica, Vigilância de evento sentinela, Mapeamento geográfico

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da incorporação da pesquisa dos casos suspeitos de Dengue, Zika vírus e Chikungunya ao processo de enfermagem em uma unidade sentinela de Zika vírus. Método: relato de experiência que utilizou as tecnologias geoespaciais como ferramenta de ensino aprendizagem durante o Estágio Curricular Supervisionado de um curso de graduação em enfermagem feito em uma unidade sentinela. Reuniu-se todas as notificações registradas dos casos e realizou-se o geocodificação do local de residência dos indivíduos. Resultados: novas informações foram produzidas a respeito do endereço de procedência dos indivíduos suspeitos e notou-se que a população atendida reside, em sua maioria, na região compreendida de atendimento já preconizada para a unidade. Conclusões: a experiência contribuiu para a definição de prioridades para as ações relacionadas aos casos de Dengue, Chikungunya e principalmente do Zika vírus, apontando novas possibilidades de uso das tecnologias geoespaciais no desenvolvimento do processo de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane Kelly Oliveira Friestino, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Enfermeira. Doutora e Mestre em Saúde Coletiva área de Epidemiologia. Profa. Adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS,  Campus Chapecó - Santa Catarina. Brasil. Pesquisadora colaboradora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Magda Fantin, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS,  Campus Chapecó - Santa Catarina. Brasil

Thaísa Carla Sfredo, Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC

Enfermeira. Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS,  Campus Chapecó - Santa Catarina. Brasil

Grasiele Fátima Busnello, Universidade do Estado de Santa Catarina, Flórianópolis, SC

Enfermeira. Doutoranda em Ciências da Saúde e Mestre em Ciências Ambientais. Professora Colaboradora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

Downloads

Publicado

2018-06-29

Como Citar

Friestino, J. K. O., Fantin, M., Sfredo, T. C., & Busnello, G. F. (2018). Tecnologias geoespaciais e o processo de enfermagem em uma unidade sentinela: relato de experiência. Revista De Enfermagem Da UFSM, 8(2), 380–389. https://doi.org/10.5902/2179769225764

Edição

Seção

Relato de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)