Estilo de vida e saúde de docentes de uma instituição de ensino pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179769224713Palavras-chave:
Docentes, Universidades, Saúde do trabalhador, Saúde pública, Estilo de vidaResumo
Objetivo: identificar o estilo de vida e saúde de docentes de uma instituição de ensino pública. Método: estudo quantitativo, descritivo, correlacional. A amostra foi composta por 82 docentes dos cursos de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina. Utilizou-se um questionário semiestruturado para a caracterização do perfil sóciodemográfico e laboral; escala validada do Estilo de Vida Fantástico. Resultados: 65,9% mulheres, 74,4% doutores, 58,3% relataram estilo de vida muito bom, 24,4% afastaram devido a doença; 68,2% dos docentes com estilo de vida muito bom não fazia uso de medicação diária, ao passo que para aqueles que faziam uso de medicação diária, o estilo de vida muito bom caiu para 42,9%. Conclusão: Há necessidade de criação de políticas públicas de saúde que visem a promoção à saúde no ambiente universitário e a produção de novos estudos acerca das alterações de saúde nos docente e suas repercussões no estilo de vida.
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