Posturas e estratégias sobre sexualidade a partir do programa saúde na escola: discursos de professores

Autores

  • Nayanne Maria Magalhães Bringel UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO
  • Keylla Karinna Marques UNIVASF
  • Eduardo Francisco Montenegro Dutra UNIVASF
  • Ana Paula Teixeira da Silva Carvalho UNIVASF
  • Mônica Cecília Pimentel de Melo UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)
  • Félix Alexandre Antunes Soares UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS https://orcid.org/0000-0002-6453-7902

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179769221538

Palavras-chave:

Educação, Sexualidade, Adolescência, Saúde escolar.

Resumo

Objetivo: analisar as posturas e estratégias de enfrentamento dos professores, acerca da educação sexual e reprodutiva em sala de aula, em uma escola pública de Juazeiro-BA, conveniada ao Programa Saúde na Escola (PSE). Método: qualitativo, exploratório e descritivo, com 11 professores e um gestor escolar, por meio de entrevista semiestruturada, com fechamento amostral por saturação teórica. Utilizou-se a Análise de Discurso, com o suporte teórico da metodologia problematizadora empregada por Paulo Freire.Resultados: como postura revelada, as discussões sobre o tema se mostraram sem constrangimentos aos professores, pois, dentre as estratégias adotadas, alguns recursos como vídeos e debates são utilizados. Porém, a atuação dos educadores não encontra sustentabilidade no PSE, pois os professores desconhecem o programa. Conclusões: o tema deve ser socializado e horizontalizado de maneira a promover a integração do conhecimento em espaços escolares, com oportunidades dialógicas de discussão sobre sexualidade na adolescência, a partir de um trabalho conjunto entre educação e saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayanne Maria Magalhães Bringel, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

ENFERMEIRA. ESPECIALISTA PELO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA DA UNIVASF.

Keylla Karinna Marques, UNIVASF

GRADUANDA EM ENFERMAGEM PELA UNIVASF

Eduardo Francisco Montenegro Dutra, UNIVASF

GRADUANDO EM MEDICINA PELA UNIVASF

Ana Paula Teixeira da Silva Carvalho, UNIVASF

ENFERMEIRA. GRADUADA PELA UNIVASF.

Mônica Cecília Pimentel de Melo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)

ENFERMEIRA. DOUTORANDA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS UFRGS/UFSM/FURG. MESTRE EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. PROFESSORA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF).

Félix Alexandre Antunes Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, Santa Maria, RS

FARMACÊUTICO E BIOQUÍMICO. PÓS DOUTOR PELA UFSM PELA UNIVERSIDADE DE LEON NA ESPANHA. DOUTOR EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS).

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Bringel, N. M. M., Marques, K. K., Dutra, E. F. M., Carvalho, A. P. T. da S., Melo, M. C. P. de, & Soares, F. A. A. (2016). Posturas e estratégias sobre sexualidade a partir do programa saúde na escola: discursos de professores. Revista De Enfermagem Da UFSM, 6(4), 494–506. https://doi.org/10.5902/2179769221538

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.