Microscópio alternativo para produção em série para trabalhos práticos com estudantes do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130843396

Palavras-chave:

Alunos, Ciência, Microscopia, Protótipos

Resumo

O ensino de ciências biológicas no ensino fundamental esbarra num grande problema: a falta de materiais para a prática de laboratório. Esta inexistência de equipamentos resulta em muitos casos na transformação da aula em rotinas de informações teóricas, desestimulando o estudante para o cuidado com a natureza. O sentido de admiração, que deveria ser trabalhado com este nível do ensino passa a ser deixado de lado e o formando acaba por se encantar com a tecnologia e não se dedica ao cuidado com a natureza. Levar o estudante a um conjunto de atividades que lhe devolvam o gosto pela natureza, em especial com o uso de microscopia alternativa foi objetivo do presente trabalho. Com o uso de materiais alternativos, em especial lentes de aumento de equipamentos diversos, foram montados três microscópios alternativos, os quais foram testados e trabalhados com professores de uma escola para verificar o seu uso potencial em classe. Os equipamentos montados se mostraram eficientes para estudos microscópicos, em especial para despertar no aluno o interesse pelo tema, com a possibilidade até dele ter seu próprio equipamento em casa e continuar amadurecendo o desenvolvimento de um sentido de encanto pela natureza. O aumento conseguido foi de 300 vezes. Foram montados kits de atividades possíveis, as quais são apresentadas na forma de rotina de trabalho com laboratório de microscopia. A avaliação do equipamento permite a possibilidade de trabalhar disciplinas como biologia, química, física e matemática de maneira interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Jair Putzke, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professor titular da Universidade Federal do Pampa - campus São Gabriel- RS.

Carine Furlan Possati, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha (2007). Atualmente é tecnico do seguro social do instituto nacional do seguro social GEX Uruguaiana.

Bruno Cardoso Conrad, Universidade Federal do Pampa, São Gabriel, RS

Graduando no curso de Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, campus São Gabriel - Rio Grande do Sul.

Marisa Terezinha Lopes Putzke, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Doutora em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul.

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Publicado

2020-05-25

Como Citar

Putzke, J., Possati, C. F., Conrad, B. C., & Putzke, M. T. L. (2020). Microscópio alternativo para produção em série para trabalhos práticos com estudantes do ensino fundamental. Revista Monografias Ambientais, 19, e8. https://doi.org/10.5902/2236130843396