Análise de conteúdo como ferramenta para a construção da educação ambiental dos pecuaristas familiares do Alto Camaquã

Autores/as

  • Cibelle Machado Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Leonardo Machado Carvalho Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130818377

Palabras clave:

Representação social, Educação ambiental, Alto Camaquã

Resumen

Uma característica fundamental da pecuária familiar do Território do Alto Camaquã é sua dependência pelos recursos naturais. O uso destes recursos necessita de estratégias conscientes por partes dos atores locais. Deste modo, buscou-se com este estudo compreender as representações das comunidades locais. Construiu-se um modelo conceitual ‘ideal’ e um roteiro de entrevista qualitativo. As metodologias de investigação social utilizadas são análise de conteúdo e fundamentos da teoria da representação social de Serge Moscovici e de pesquisa social qualitativa de Marília Cécilia Minayo. A análise dos resultados propiciou conhecer as potencialidades e dificuldades perante metodologias de educação ambiental e diagnosticar as idéias e percepções, representações dos pecuaristas sobre manejo de campo e água, escassez hídrica, água e qualidade de vida e a influência na produção pecuária. As idéias de flexibilidade para diversas práticas educacionais, experiência no campo com agregações de sentimentos emocionais de medo e tristeza, foram algumas das características encontradas nas representações sociais dos pecuaristas familiares.

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Biografía del autor/a

Cibelle Machado Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestre em Engenharia Ambiental.

Leonardo Machado Carvalho, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Acadêmico do Curso de Ciência da Computação.

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Publicado

2015-08-17

Cómo citar

Carvalho, C. M., & Carvalho, L. M. (2015). Análise de conteúdo como ferramenta para a construção da educação ambiental dos pecuaristas familiares do Alto Camaquã. Revista Monografias Ambientais, 14(2), 13–24. https://doi.org/10.5902/2236130818377

Número

Sección

EDUCAÇÃO SOCIEDADE E CULTURA