Análise de conteúdo como ferramenta para a construção da educação ambiental dos pecuaristas familiares do Alto Camaquã
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236130818377Palabras clave:
Representação social, Educação ambiental, Alto CamaquãResumen
Uma característica fundamental da pecuária familiar do Território do Alto Camaquã é sua dependência pelos recursos naturais. O uso destes recursos necessita de estratégias conscientes por partes dos atores locais. Deste modo, buscou-se com este estudo compreender as representações das comunidades locais. Construiu-se um modelo conceitual ‘ideal’ e um roteiro de entrevista qualitativo. As metodologias de investigação social utilizadas são análise de conteúdo e fundamentos da teoria da representação social de Serge Moscovici e de pesquisa social qualitativa de Marília Cécilia Minayo. A análise dos resultados propiciou conhecer as potencialidades e dificuldades perante metodologias de educação ambiental e diagnosticar as idéias e percepções, representações dos pecuaristas sobre manejo de campo e água, escassez hídrica, água e qualidade de vida e a influência na produção pecuária. As idéias de flexibilidade para diversas práticas educacionais, experiência no campo com agregações de sentimentos emocionais de medo e tristeza, foram algumas das características encontradas nas representações sociais dos pecuaristas familiares.
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