Conhecendo uma unidade de ensino durante o estágio curricular: a importância da prática investigativa nesse momento

Autores/as

  • Allynneide Emannuelly da Silva Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Caroline Isabelle de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Jaqueline Maria dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Késia Fernanda Menezes Silva Ribeiro Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Severino Marinho da Silva Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE
  • Filipe Augusto Xavier Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130814312

Palabras clave:

Educação formal, Ensino, Estágio curricular

Resumen

O presente artigo tem como principal objetivo descrever a experiência construída por um grupo de alunos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a realização do seu primeiro estágio curricular em uma instituição de ensino. Para tanto, procurou-se situar o estágio como um momento dinâmico e participativo entre as partes atuantes, onde a incorporação da prática investigativa pode desempenhar um papel fundamental na aproximação dos discentes em formação da realidade em que irão desenvolver suas atividades profissionais. O trabalho de campo foi realizado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no Campus de Vitória de Santo Antão. Na análise e interpretação dos dados coletados, puderam-se perceber as divergências de pensamento e a visão particular que cada um possui sobre a instituição, expectativas, mercado de trabalho e possíveis oportunidades no âmbito das atividades realizadas. As visitas à instituição foram importantes para que fosse observada e analisada a estrutura física do local e o que é disponibilizado aos estudantes em seu cotidiano, permitindo a compreensão da instituição através de diferentes ângulos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Allynneide Emannuelly da Silva Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Caroline Isabelle de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Jaqueline Maria dos Santos, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Késia Fernanda Menezes Silva Ribeiro, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Severino Marinho da Silva Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Filipe Augusto Xavier Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, PE

Professor substituto do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Citas

ANDRADE, R. C. R.; RESENDE, M.R. Educação em Perspectiva. Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, jul./dez. 2010.

MIRANDA, M. I. Ensino e pesquisa: O estágio como espaço de articulação. In: SILVA, L.C.; MIRANDA, M. I. (Orgs). Estágio supervisionado e prática de ensino: desafios e possibilidades. Araraquara, SP: Junqueira e Marin: Belo Horizonte, MG: FAPEMIG, 2008.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v. 3, n.3, 2005/2006.

Publicado

2014-09-01

Cómo citar

Rodrigues, A. E. da S., Souza, C. I. de, Santos, J. M. dos, Ribeiro, K. F. M. S., Silva Neto, S. M. da, & Lima, F. A. X. (2014). Conhecendo uma unidade de ensino durante o estágio curricular: a importância da prática investigativa nesse momento. Revista Monografias Ambientais, 13(4), 3632–3638. https://doi.org/10.5902/2236130814312

Número

Sección

ARTIGOS

Artículos más leídos del mismo autor/a