Sustentabilidade em instituições de ensino superior

Autores

  • Pedro Túlio de Resende Lara Universidade Federal do ABC, Santo André, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613085341

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ensino Superior, Gestão Ambiental

Resumo

As universidades possuem o papel histórico de transmissão do conhecimento científico e, em grande parte, da sua própria produção. Através do acúmulo de conhecimento e elaboração de técnicas e tecnologias mais sofisticadas ao longo do tempo, a natureza vem sendo cada vez mais explorada, alcançando níveis altíssimos de extrativismo nos últimos dois séculos. Essa cultura de exploração persiste no mundo globalizado e, acredita-se que através da educação a consciência sustentável possa ser despertada. De fato, a mudança de postura ocorre no momento em que as instituições de ensino (básico e superior) apresentam a preocupação com o desenvolvimento sustentável. Embora desempenhe papel fundamental na busca pela sustentabilidade, a educação sozinha não levará ao objetivo proposto. Para tanto, além de atividades acadêmicas que propiciem a educação ambiental, bem como a formação do pensamento crítico com relação à exploração racional do meio ambiente, é necessário que as instituições de ensino superior (IES) trabalhem em torno de um sistema integrado de gestão ambiental, abrangendo impactos sócio-ambientais causados por sua própria atividade. O presente artigo aborda a importância do ensino superior como o despertar da consciência sustentável, bem como sua relevância como ferramenta de construção de integração social em prol da sustentabilidade, fornecendo infraestrutura e modelos de gestão ambiental, incentivando programas e iniciativas sócio-ambientais.

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Biografia do Autor

Pedro Túlio de Resende Lara, Universidade Federal do ABC, Santo André, SP

Graduado em Ciências Biológicas, Pós-Graduando em Gestão Sustentável, Graduando em Ciência e Tecnologia.

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Publicado

2012-06-11

Como Citar

Lara, P. T. de R. (2012). Sustentabilidade em instituições de ensino superior. Revista Monografias Ambientais, 7(7), 1646–1656. https://doi.org/10.5902/223613085341

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