Desenvolvimento, sustentabilidade e ambiente na visão de professores de Ciências do Município de Codajás- AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236130842788

Palavras-chave:

Socioambiental, Educação Ambiental, Ensino de Ciências

Resumo

O ensino de ciências permite uma compreensão mais ampliada por meio das observações e análise das problemáticas locais que envolvem a realidade escolar (VASCONELOS, 2016). O objetivo deste estudo foi compreender relações entre temas socioambientais e o ensino de ciências escolar no sentido de alcançar o letramento científico. Para isto, usou-se o método exploratório descritivo (VERGARA, 2009; GIL, 2010) que favorece a aproximação com o objeto estudado e contempla a pesquisa empírica. Foram realizadas as seguintes atividades: 1) pesquisa bibliográfica; 3) entrevista semiestruturada com professores de ensino fundamental maior. O estudo das unidades empíricas e teóricas favoreceram uma análise textual discursiva com os contextos que o referencial teórico situa. A resposta dos professores foram analisadas e organizadas de acordo com as categorias citadas por Reigota (2010), são elas: naturalista, globalizante e antropocêntrica.

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Biografia do Autor

Raynara Sobrinho da Silva, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Universitária da universidade do amazonas , bolsista PIBIC/IC, trabalho no distrito na linha de produção, já fui avaliadora de Feira de Ciência da SEMED

Elizandra Rego de Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM

Doutora em Educação Científica e Tecnológica - UFSC (2016).  Atualmente é docente na Universidade Federal do Amazonas - UFAM; coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Noturno (2019-2021).

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

Silva, R. S. da, & Vasconcelos, E. R. de. (2020). Desenvolvimento, sustentabilidade e ambiente na visão de professores de Ciências do Município de Codajás- AM. Revista Monografias Ambientais, 1, e13. https://doi.org/10.5902/2236130842788

Edição

Seção

PRÁTICAS EDUCATIVAS AMBIENTAIS

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