Educação ambiental à distância e o desenvolvimento da consciência ambiental crítica: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.5902/223613085944Palavras-chave:
Senso crítico, Educação ambiental, Ensino à distânciaResumo
A discussão sobre o ensino em educação ambiental dentro e fora do ambiente escolar é umimportante fator na transmissão de valores de uma cultura de gerações. Nesse sentido, asatividades propostas em educação ambiental no ensino a distância devem estimular a análise dedados, a argumentação e o pensamento reflexivo, para que se instaure o espírito investigativo ecrítico do cursista. Neste estudo eu descrevi o desenvolvimento senso crítico em um curso deextensão em educação ambiental na modalidade EAD. Também, avaliei os fatores queinfluenciaram a apropriação do conhecimento no curso, como a taxa de evasão, o atraso naentrega de atividades, o nível de desempenho. A taxa de evasão apresentada foi de praticamentea metade dos inscritos (51% n=32). O comprometimento foi relativamente baixo com umaproporção de 88% das atividades entregues por cursista fora do prazo (n=25). O desempenhocrítico satisfatório dos cursistas foi maior que o insatisfatório (n=15). Os dados sugerem que o usode ferramentas como fóruns e chats tendem a ser mais interessantes e frequentes do que aquelasde elaboração de textos opinativos e projetos, provavelmente devido à facilidade de execução dasprimeiras. Tendo em vista a importância da educação ambiental formando cidadãos críticos ecapazes de intervir com eficiência e responsabilidade no ambiente em que vivem, a aprendizagempor projetos e o enfoque no debate parecem ser os melhores caminhos para o sucesso de futuroscursos em educação ambiental e modalidade na à distância.
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