Jornalismo científico e ambiental no continente antártico: uma proposta jornalística à luz da educação ambiental

Autores

  • Luiz Gustavo Bordin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613084200

Palavras-chave:

Jornalismo científico, Continente antártico, Educação Ambiental

Resumo

O consumo elevado de informação, a ética e o compromisso do jornalista com a verdade na informação são aspectos que contribuem na consolidação da cultura e educação de um povo. Neste contexto, o trabalho de cientistas na Baía do Almirantado (Estação Antártica Brasileira Comandante Ferraz), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e do Centro de Pesquisas Antárticas (Nupac - UFRGS), visando o monitoramento das mudanças climáticas e seu impacto sobre o ser humano e as vidas e os animais que habitam no Pólo Sul, tem sido relatado  utilizando algumas técnicas jornalísticas. Portanto, alguns documentários e entrevistas foram realizados  in loco em novembro de 2007 e são relatados neste trabalho. Infelizmente, foi possível observar que o impacto ambiental gerado pelo homem na natureza não recebe a merecida atenção por parte dos países que realmente poluem o ambiente. Assim, apenas com a interconexão entre as ciências, os governos e outras organizações sociais agentes, assim como o desenvolvimento dos métodos interdisciplinares e de uma educação ambiental consistente é que poderemos  agir contra a degradação ambiental mundial.

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Referências

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Publicado

2012-01-23

Como Citar

Bordin, L. G. (2012). Jornalismo científico e ambiental no continente antártico: uma proposta jornalística à luz da educação ambiental. Revista Monografias Ambientais, 5(5), 940–951. https://doi.org/10.5902/223613084200