Percepção ambiental dos visitantes do Zoológico Municipal de Curitiba-PR

Autores

  • Liliane Lopes Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR
  • Cláudia Regina Bosa Zoológico Municipal de Curitiba
  • Janete Dubiaki Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083635

Palavras-chave:

Educação ao ar livre, Educação ambiental, Zoológicos

Resumo

Os Zoológicos são espaços propícios para a prática de atividades de educação ao ar livre. Recebem um grande contingente de visitantes que pode ser alvo de práticas em Educação Ambiental, com a finalidade de melhorar a qualidade da visita realizada e sensibilizar o público envolvido. O objetivo deste estudo foi traçar um perfil dos visitantes do Zoológico Municipal de Curitiba-PR. Foram aplicados 100 questionários para visitantes maiores de dezoito anos. Com relação aos resultados obtidos, 94% dos entrevistados acham importante a existência de zoológicos; 52% acreditam que os zoológicos ajudam a conhecer as espécies animais. O principal fator de estímulo para visitar o zoológico relatado foi ter a oportunidade de observar os animais (42%). A maioria dos entrevistados afirma que as espécies precisam ser preservadas (60%) e 93% acreditam que a extinção de uma espécie pode atingir o ser humano. A destruição do habitat foi indicada como a causa da extinção (50%). Os entrevistados entendem como importante a ampliação dos espaços dos recintos dos animais para melhorar a qualidade de vida dos mesmos (30%).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Bosa, Zoológico Municipal de Curitiba

Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba, mestre em Zoologia- UFPR, Professora e orientadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUC/PR. Doutoranda em Microbiologia, Parasitologia e Patologia pela UFPR

Referências

AURICCHIO, Ana Lucia. Potencial da educação ambiental nos zoológicos brasileiros. Instituição Pau Brasil de História Natural, São Paulo, 1999.

ESCOBAR. A E. Plano de educação ambiental para zoológicos. Colômbia, Fundação Zoológica de Cali, 2000.

FURTADO, Maria Heloísa B. C.; BRANCO, Joaquim Olinto. A percepção dos visitantes dos zoológicos de Santa Catarina sobre a temática ambiental. Dissertação (Mestrado em Educação/UNIVALI), Simpósio Sul Brasileiro de Educação Ambiental, Itajaí, SC, 2003.

GUIA geográfico: Busca Temática, [2009]. Disponível em: http://www.buscatematica.net/parques/zoos.htm. Acesso em: 16 mar. 2011.

JARDIM zoológico de Curitiba. Parque Iguaçu. Disponível em: http://www.curitibacity.com/pt/parques/85-jardimzoologico-de-curitiba-parque-iguacu.html. Acesso em: 16 mar. 2011.

LOPES. Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica: os museus e as ciências naturais no século XIX. São Paulo, 1997.

MERGULHÃO. Maria Cornélia. Zoológico: sala de aula viva. Dissertação (Mestrado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, SP, 1998.

MEYER, Mônica de Azevedo. Que bicho que deu. Pesquisa de Educação Ambiental no Jardim Zoológico de Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, MG, 1988.

MORRIS, Desmond. O contato animal. Editora Record, Rio de Janeiro, RJ, 1990.

NERY, Anna, A percepção ambiental entre os habitantes da região noroeste do estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, 2008.

NOGUEIRA, Daliane. Passeio Público, o mais valorizado. Disponível em: http:www.gazetadopovo.com.br/imobiliario/conteudo.phtml?tl=1&id=1002792&tit=Passeio Publico-o-mais-central-. Acesso em: 1 de novembro de 2010.

OLLENDICK, Thomas H; HERSEN, Michel. Child Behavioral Assessment: principles and procedures. New York: Pergamon Press, 1984.

PARQUES e bosques. Passeio público. Disponível em: . Acesso em: 03 de dezembro de 2010.

PINHEIRO, José Q. Psicologia Ambiental: a busca de um ambiente melhor. Estudos de Psicologia, vol. 02, jul./dez, Natal, RS, 1997.

ROBINSON. M. H. “multimedia in living exhibits: now and then”. In. Museum News. July/August, p. 38-44, 1997.

ROSA, Luciene Gonçalves; SILVA, Monica Maria Pereira da. Percepção ambiental de educandos de uma escola do ensino fundamental. Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Vitória, ES, 2002.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

Lopes, L., Bosa, C. R., & Silva, J. D. (2011). Percepção ambiental dos visitantes do Zoológico Municipal de Curitiba-PR. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 866–876. https://doi.org/10.5902/223613083635

Edição

Seção

ARTIGOS