CONHECENDO UMA UNIDADE DE ENSINO DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR: A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA INVESTIGATIVA NESSE MOMENTO

Allynneide Emannuelly da Silva Rodrigues, Caroline Isabelle de Souza, Jaqueline Maria dos Santos, Késia Fernanda Menezes Silva Ribeiro, Severino Marinho da Silva Neto, Filipe Augusto Xavier Lima

Resumo


http://dx.doi.org/10.5902/2236130814312

O presente artigo tem como principal objetivo descrever a experiência construída por um grupo de alunos do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Agrícolas da Universidade Federal Rural de Pernambuco durante a realização do seu primeiro estágio curricular em uma instituição de ensino. Para tanto, procurou-se situar o estágio como um momento dinâmico e participativo entre as partes atuantes, onde a incorporação da prática investigativa pode desempenhar um papel fundamental na aproximação dos discentes em formação da realidade em que irão desenvolver suas atividades profissionais. O trabalho de campo foi realizado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no Campus de Vitória de Santo Antão. Na análise e interpretação dos dados coletados, puderam-se perceber as divergências de pensamento e a visão particular que cada um possui sobre a instituição, expectativas, mercado de trabalho e possíveis oportunidades no âmbito das atividades realizadas. As visitas à instituição foram importantes para que fosse observada e analisada a estrutura física do local e o que é disponibilizado aos estudantes em seu cotidiano, permitindo a compreensão da instituição através de diferentes ângulos.


Palavras-chave


Educação formal, ensino, estágio curricular.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2236130814312

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