AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DA CAMADA PRIMER NUM PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA, EFEITOS ECONÔMICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Autores

  • Carla Dalmolin Departamento de Química Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Felipe Freire Gonçalves Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec
  • Wagner Mauricio Pachekoski Faculdade de Tecnologia SENAI Cimatec

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611709199

Palavras-chave:

Pintura Automotiva, Economia Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

A indústria automotiva mundial enfrenta fortes pressões no sentido de reduzir os impactos ambientais causados pelo seu processo produtivo. Em paralelo a isso, a elevada competitividade do mercado de automóveis faz com que a busca pela redução de custos e aumento da produtividade sejam constantes neste segmento da indústria. Diante da questão sobre como reduzir os impactos ambientais e aumentar a produtividade de processos de pintura automotiva propôs-se investigar a possibilidade de remoção de uma camada de tinta de uma configuração de pintura comumente adotada na indústria automotiva, estudando os efeitos desta ação nas propriedades do revestimento, através de ensaios em laboratório e testes práticos em fábrica. Os testes em laboratório compreenderam a análise das propriedades das chapas revestidas com a configuração proposta em comparação com as propriedades da pintura original, enquanto os testes em fábrica envolveram avaliações de chapas e protótipos para ensaios dentro processo produtivo. A grande maioria dos resultados obtidos permitiu concluir que o sistema de pintura proposto funciona. A utilização da configuração proposta possibilitaria o aumento de produtividade e ganhos ambientais, por exemplo, através da redução do consumo de produtos químicos e das emissões atmosféricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental. Guia técnico ambiental tintas e vernizes – série P+L. São Paulo, 2006. 70 p.

FAZENDA, JORGE M. R. Tintas e Vernizes. 3. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2005. 1044 p.

GEFFEN, C. A., ROTHENBERG, S. Suppliers and Environmental Innovation: The Automotive Paint Process. International Journal of Operations and Production Management. Volume 20, n. 20, 2000. p. 166-186.

GUERINI, E. H., Utilização do rejeito das cabines de pintura para gerar eletricidade e produzir vapor. Trabalho de curso (Mestrado Profissionalizante em Engenharia Automotiva) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2005. 131 p.

KIPERSTOK, A. Tendências ambientais do setor automotivo: prevenção da poluição e oportunidades de negócio. Revista NEXOS. Mestrado em Economia. UFBA. Salvador, 2000.

MELLO, M. C. A., NASCIMENTO, L. F. Produção mais limpa: um impulso para a inovação e a obtenção de vantagens competitivas. XXII Encontro de Engenharia de Produção. ABEPRO. Curitiba, 2002. 8 p.

NIGRO, I. S. C. Refletindo sobre produtividade. XII SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru, 2005.

PFANSTIEHL, J. Automotive Paint Handbook. New York: HPBooks, 1998. 176 p.

PIEROZAN, L. Estabilização de processos: um estudo de caso no setor de pintura automotiva. Mestrado Profissionalizante em Engenharia. UFRGS. Porto Alegre, 2001.

POTRICH, A. L., TEIXEIRA, C. E., FINOTTI, A. R. Avaliação de impactos ambientais como ferramenta de gestão ambiental aplicada aos resíduos sólidos do setor de pintura de uma indústria automotiva. Estudos Tecnológicos em Engenharia – vol. 3, no 3. ISSN 1808-7310. 2007, p. 162-175.

SANTOS, S. E., ANDREOLI, C. V., SILVA, C. L. Práticas ambientais das empresas do setor automotivo da região metropolitana de Curitiba. II Seminário sobre sustentabilidade. Mestrado em Organizações e Desenvolvimento. Centro Universitário Franciscano – FAE. Curitiba, 2007. 15 p.

Downloads

Publicado

2013-10-09

Como Citar

Dalmolin, C., Gonçalves, F. F., & Pachekoski, W. M. (2013). AVALIAÇÃO DA REMOÇÃO DA CAMADA PRIMER NUM PROCESSO DE PINTURA AUTOMOTIVA, EFEITOS ECONÔMICOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 15(15), 3045–3054. https://doi.org/10.5902/223611709199