INSUSTENTABILIDADE DO ESPAÇO GEOGRÁFICO EM QUEBRANGULO-AL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223611708638Palavras-chave:
Enchentes, Sensoriamento Remoto e Geoambiental.Resumo
O município de Quebrangulo-AL é constantemente assolado por enchentes, as quais colocam em risco de vida a população local e causam grandes prejuízos geoambientais. Objetivando compreender esse fenômeno, utilizando as tecnologias do Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas (SIG), para confecção das cartas temáticas referentes à: hipsometria, geologia, drenagem, limites municipais... De posse desse material foi possível realizar uma análise geoambiental, da dinâmica de uso e ocupação do solo no município, a qual forneceu subsídios teóricos e metodológicos para implantação de políticas públicas governamentais sustentáveis.
Downloads
Referências
CPRM-Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Geobank. Disponível em: < http://geobank.sa.cprm.gov.br/>. Acesso em 22 de mar. 2013.
EMBRAPA-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Brasil em Relevo. Disponível em: <http://www.relevobr.cnpm.embrapa.br/index.htm>. Acesso em 10 de jan. 2012.
IBAMA- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Temas Vetoriais Formato Shapefile. Disponível em: <http://siscom.ibama.gov.br/shapes>. Acesso em 22 de jan. 2013.
IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Banco de Dados. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/default.php>. Acesso em 20 de mar. 2012.
INMET-Instituto Nacional de Meteorologia. Estações e Dados. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal>. Acesso em 22 de mai. 2012.
INPE-Instituído Nacional de Pesquisas Espaciais. Catálogo de Imagens. Disponível em: <http://www.dgi.inpe.br/CDSR/>. Acesso em 18 de mar. 2012. Portal Brasil. Código Florestal. Disponível em:<http://www.brasil.gov.br/sobre/meio-ambiente/legislacao-e-orgaos/codigo-florestal>. Acesso em: 26 de mar. 2013.
ROSS, J. L. S. 1992. O Registro Cartográfico dos Fatos Geomórficos e a Questão da Taxonomia do
Relevo. São Paulo. Revista do Departamento de Geografia. 6: 17-29.