Recursos educacionais na disciplina de estatística

Autores

  • Maria Helena Rigão Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cristina Iop Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/223611708159

Palavras-chave:

Recursos Educacionais, Estatística, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo promover e ampliar a presença das tecnologias de comunicação e informação na dimensão educacional do ensino de Estatística, a fim de favorecer a integração, interatividade e colaboração entre os envolvidos no processo educativo e formador da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. As disciplinas envolvidas foram: Introdução à Probabilidade e Estatística, Turma 13 e Estatística Aplicada a Qualidade, Turma 10. Como resultado, evidenciou-se que o uso dos recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC), nas atividades educacionais propostas, promoveu a autonomia e fluência tecnológica dos estudantes, bem como a colaboração e interação entre eles. Concluiu-se que a integração entre os recursos de TIC e outros, já tradicionalmente utilizados na disciplina de Estatística, contribuíram como fator de sucesso para a formação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Helena Rigão, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Estatística

Referências

ALMEIDA, M.E.B; PRADO, M.E.B.B. Integração tecnológica, linguagem e representação. 2009. Disponível em: <http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2009/02/integracao-tecnologica-linguagem-e.html>. Acesso em 22 de abril de 2012.

BASTOS, F. DA P. DE et al. Exemplares de interação mediada por computador na internet: atividades de estudo e colaboração utilizando a ferramenta wiki noAvea Moodle. In: __. Interação mediada por computador. Santa Maria: Ed. da UFSM; UAB, 2008. p. 25-45.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro. 1993. 62 p.

COUTINHO, CLARA PEREIRA. Tecnologia educativa e currículo: Caminhos que se cruzam ou se bifurcam? In: PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Elaboração de Projetos:Guia do Cursista. 1ª Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância, 2009. p. 124-143.

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 3.ed. São Paulo: Loyola, 2000. 212p.

LOPES, P. A. Entendendo a importância da Estatística sem ser gênio, matemático ou bruxo. Blog Licenciatura em História. <http://hid0141.blogspot.com.br/2008/11/entendendo-importncia-da-estatstica-sem.html>. Acesso em 15 de dezembro de 2012.

MALLMANN, E. M.; CATAPAN, A. H. Performance docente na mediação pedagógica em educação a distância. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 359-372, jul./dez. 2010.

MANTOVANI D. M. N. et al. Educação a distância no ensino de estatística aplicada à administração: uso da ferramenta fórum. Análise, Porto Alegre, v. 20, n.2, p. 4-19, jul./dez. 2009

MARINHO, SIMÃO PEDRO P. Blog na educação & Manual básico do blogger. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Instituto de Ciências Humanas. 2007. Disponível em: <http://www.scribd.com/doc/2214260/Blog-na-educacao>. Acesso em 15 de janeiro de 2013.

MARTINSI. M.C. Situando o uso da mídia em contextos educacionais. 2008. Disponível em: <http://midiasnaeducacao-joanirse.blogspot.com/2008/12/situando-o-uso-da-mdia-em-contextos.html>. Acesso em 22 de abril de 2012

MDT. Estrutura e apresentação de monografias, dissertações e teses. Universidade Federal de Santa Maria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, Biblioteca Central, Editora da UFSM. 7. ed. Santa Maria : Editora UFSM, 2012. 72 p.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da informação, v. 26, n. 2, p. 146-153, 1997.

MORAN, J.M, Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia, São Paulo, SP: Editora Paulinas, 2000.

MORESCO, Silvia F. S.; BEHAR, Patricia Alejandra. Blogs para a aprendizagem de Física e Química. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14121/7996>. Acesso em: 10 maio 2013.

NOLAN, D.; SPEED, T. P. Teaching statistics theory through applications. The American Statistician, Alexandria, v. 53, 4, p. 370-375, 1999.

PAN, W.S. The challenges of teaching statistics in the current techonology environment. Journal of American Academy of Business, Cambridge, v. 3, p. 351-355, 2003.

PINHEIRO, M. A. Estratégias para o design instrucional de cursos pela internet: um estudo de caso. 2002. 82 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção)- Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. <http://teses.eps.ufsc.br/tese.asp>.Acesso em 22 de abril de 2012.

Downloads

Publicado

2013-07-31

Como Citar

Rigão, M. H., & Iop, M. C. (2013). Recursos educacionais na disciplina de estatística. Revista Eletrônica Em Gestão, Educação E Tecnologia Ambiental, 12(12), 2540–2546. https://doi.org/10.5902/223611708159

Edição

Seção

ARTIGOS