Eficiência do Tratamento de Efluentes Galvânicos na cidade de Rio Verde-Goiás
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117070017Palavras-chave:
Galvanização, Cianeto, CromoResumo
Os impactos antrópicos sobre o ambiente, a sua percepção e prevenção são objectos constantes de estudos destinados a melhorar a qualidade de vida. Dentro desta área abrangente, foi aqui avaliado o processo de galvanização de metais e seus resíduos gerados, porque a galvanização é uma alternativa eficaz na protecção contra a corrosão, sendo também um bom aliado na vida útil das peças metálicas e, embora prático e rentável, este processo gera um enorme volume de escória. Este trabalho destinava-se a verificar por espectrofotometria de absorção atómica (AAS) a eficiência do tratamento realizado numa instalação de galvanização instalada na cidade de Rio Verde-Goiás. Os efluentes ácidos, com ênfase no crómio hexavalente utilizado na passivação das peças, foram tratados com metabissulfito de sódio, mantendo o efluente final dentro de um limiar passivo de eliminação, embora exija um pós-tratamento dos resíduos líquidos para manter a segurança ambiental.
Downloads
Referências
ABIDLI, A. et al.. Tecnologias sustentáveis e eficientes para remoção e recuperação de metais tóxicos e valiosos de águas residuais: progressos recentes, desafios e perspectivas futuras. Chemosphere, v. 292, p. 133102, 2022
BASDOURI, Z. et al. Uma coordenada de reação de fase cruzada na formação de um complexo simples de orotato de cobre (II): Labilidade de cristais de um intermediário ativo de Jahn-Teller. Journal of Molecular Structure, v. 1249, p. 131640, 2022.
CIESIELCZYK, F. et al. Tratamento de soluções modelo e de resíduos galvânicos de íons cobre(II) usando um híbrido de lignina/óxido inorgânico como sorvente eficaz. Journal of Hazardous Materials, v. 328, p. 150-159, 2017.
CONAMA 357. Resolução CONAMA N° 357, De 17 De Março De 2005* (Retificada). Conselho Nacional do Meio Ambiente, n. 204, p. 36, 2005.
DA ROCHA, R. D. C.; ZOREL, H. E.; LANDO, T. Uso de desenho experimental no estudo da imobilização de lodo galvânico em cerâmica vermelha para minimização de impacto ambiental | Utilização de planejamento experimental no estudo para imobilização de lodo galvânico em cerâmica vermelha para minimização de. Cerâmica, v. 63, n. 365, pág. 1-10, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0366-69132017633651964
DONG, K. et al. Revestimento superhidrofóbico à base de adesivo orgânico/inorgânico bicomponente e nanopartículas funcionalizadas com boa durabilidade e anticorrosão para proteção de aço galvanizado. Colóides e Superfícies A: Aspectos Físico-químicos e de Engenharia, v. 640, p. 128360, 2022.
DWIVEDI, N.; DWIVEDI, S. Abordagem biológica sustentável para remoção de cianeto de efluentes de uma indústria metalúrgica. Processos híbridos baseados em membranas para tratamento de águas residuais, p. 463–479, 2021.
FARAMARZI, M. A.; MOGHARABI-MANZARI, M.; BRANDL, H. Biolixiviação de metais de resíduos e fontes de baixo teor por microrganismos formadores de HCN. Hidrometalurgia, v. 191, 2020.
FIGUEIRÊDO, S. DA S. M. et al. Panorama das indústrias galvânicas de Juazeiro do Norte, Ceará: com ênfase nos teores de metais-traço nos efluentes e resíduos sólidos. Engenharia Sanitaria e Ambiental, v. 26, n. 6, p. 1111–1121, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-415220190063
KAYA, M.; HUSSAINI, S.; KURSUNOGLU, S. Revisão crítica sobre recursos secundários de zinco e suas tecnologias de reciclagem. Hidrometalurgia, v. 195, p. 105362, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/j.hydromet.2020.105362
LI, Q. et al. Sonda fluorescente solúvel em água para detecção simultânea de cianeto, hipoclorito e bissulfito em diferentes comprimentos de onda de emissão. Bioquímica Analítica, v. 591, p. 113539, 15 fev. 2020.
LIU, S. et al. Influências críticas de compostos metálicos na formação e estabilização de radicais livres ambientalmente persistentes. Revista de Engenharia Química, v. 427, 2022.
Parte I: Aspectos Gerais de Corrosão, Controle de Corrosão e Prevenção de Corrosão. Estudos de Caso do Atlas de Corrosão, p. xxv-xli, 2020.
SANTAMARÍA, L.; KORILI, S. A.; GIL, A. Hidróxidos duplos em camadas de escórias: Fechando o ciclo. Revista de Engenharia Química Ambiental, v. 10, n. 1, p. 106948, 2022.
SINHA, S. et al. Recuperação de zinco como fosfato de zinco e subprodutos do tratamento hidrometalúrgico da escória de galvanização a quente (Zn-Al). Materiais Hoje: Anais, v. 46, p. 1532-1536, 2021.
SONG, X. et al. Mecanismos que influenciam as interações entre a injeção do agente de remediação e a variação da pluma de contaminação. Journal of Contaminant Hydrology, v. 231, p. 103631, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
