Um levantamento sobre o processo de representação do conhecimento dos pequenso produtores de banana (Musa spp.) em Mangaratiba, RJ
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117064017Palavras-chave:
Tecnologia, Arduino, Sistemas inteligentes, Produção agrícolaResumo
A banana (Musa spp.), fruta mais produzida e comercializada no mundo, é cultivada em todas as regiões tropicais do mundo, estando fortemente presente no comércio local e nas culturas de subsistência, servindo como importante fonte de nutrientes para as populações mais pobres. No estado do Rio de Janeiro é comumente encontrado em áreas de encostas e de difícil acesso, onde a maioria das outras lavouras não conseguiria se estabelecer e, por isso, é cultivado com manejo inadequado ou insuficiente, resultando em baixa produtividade nas áreas de. Rio de Janeiro. O objetivo do presente trabalho é realizar um levantamento de informações dos produtores rurais da Associação Vale do Rio Sahy em Mangaratiba, RJ, para possibilitar a representação do conhecimento neste domínio. A partir dos dados coletados nesta pesquisa, percebeu-se que os produtores estão engajados nesta atividade há muito tempo. Porém, constatou-se que o conhecimento utilizado para a produção é extremamente tácito, sem sistematização. A variedade de espécies de bananeiras (Musa spp.) Cultivadas na área de produção dos pequenos agricultores da associação. O processo de transferência de conhecimento para a base de conhecimento de um sistema especialista é denominado aquisição de conhecimento, onde envolve extrair todo o conhecimento da fonte dos especialistas para representar sistematicamente de forma codificada as informações do domínio em um meio apropriado. Observou-se, ainda que preliminarmente, que esses conhecimentos não estão representados em um banco de dados para consulta. Assim, existe a necessidade de definir expertise humana ou produtores capazes de representar de forma tecnológica dados que possam ser convenientemente acessados para resolução de problemas. Tendo em vista as evidências apresentadas na pesquisa, o uso da representação do conhecimento humano (pequenos produtores locais) para alimentar e treinar o sistema de acordo com o domínio apresentado. Dessa forma, possibilita que o protótipo ajude a entender as variáveis do clima e do solo e colabore na tomada de decisões.
Downloads
Referências
ALTAF, S., Ahmad, S., Zaindin, M., & Soomro, M. W. (2020). Xbee-based WSN architecture for monitoring of banana ripening process using knowledge-level artificial intelligent technique. Sensors, 20(14), 4033.
DE ARAÚJO FILHO, J. R. (2017). A cultura da banana no Brasil. Boletim Paulista de Geografia, (27), 27-54.
DOUKAS, C. (2012). Building Internet of Things with the ARDUINO. CreateSpace Independent Publishing Platform.
DHEIR, I., & ABU-NASER, S. S. (2019). Knowledge Based System for Diagnosing Guava Problems. International Journal of Academic Information Systems Research (IJAISR), 3(3), 9-15.
EITER, T., & KERN-ISBERNER, G. (2019). A brief survey on forgetting from a knowledge representation and reasoning perspective. KI-Künstliche Intelligenz, 33(1), 9-33.
KHALIL, A. J., BARHOOM, A. M., MUSLEH, M. M., & ABU-NASER, S. S. (2019). Apple Trees Knowledge Based System.
NUNES, F. (2018). Avaliação fitossanitária em bananeiras sob sistema agroecológico. Embrapa Agrobiologia-Tese/dissertação (ALICE).
SILVA, A. D. O. (2018). Restructuring of the agribusiness sweets, through banana processing and
strengthening of family farming in the municipality of Mangaratiba, rj. , [s.l.]Tese/dissertação.
VERGARA, S. C. 2010. Research projects and reports in administration. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-07-28 (5)
- 2022-07-25 (4)
- 2022-07-25 (3)
- 2022-07-21 (2)
- 2021-03-22 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.