Instagram as a tool for disseminating sustainable practices: an experience report
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236117063440Palavras-chave:
Redes sociais, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Tecnologia de Informação e ComunicaçãoResumo
O isolamento social promovido pela COVID-19 tem resultado em uma expansão considerável no tempo em que pessoas passaram a ficar em suas casas, ocasionando um aumento nos resíduos gerados. Esta situação representa uma janela de oportunidade para que instituições de ensino promovam ações de sensibilização junto a sua comunidade interna e externa como contribuição para reduzir tais impactos. Neste sentido, aproveitando a facilidade e velocidade de acesso à informação via redes sociais com o objetivo de divulgar práticas sustentáveis relacionadas ao manejo de resíduos durante a pandemia, o presente trabalho teve sua metodologia baseada nas seguintes etapas: realização de um levantamento sobre os conteúdos já existentes nas redes oficiais do Instituto Federal do Espírito Santo relacionados ao assunto, a definição da rede social InstagramTM, criação do perfil para o Laboratório de Biotecnologia e Sustentabilidade (Labiotecs) do Ifes, captação de seguidores, criação e divulgação dos conteúdos e análises das publicações. O trabalho está fundamentado na metodologia do ciclo de Deming (Plan-Do-Check-Act) a fim de otimizar seu planejamento e execução. Entre os resultados, foram alcançados 179 seguidores no perfil, compartilhados 10 publicações no feed, 4 quizzes e 5 enquetes até o dia 17/06/2020. A efetividade do trabalho se mostra por meio do alcance das publicações, revelando a grande aceitação do público aos temas abordados, além de que também foi observado que um número elevado de seguidores que desconhecem assuntos importantes relacionados à sustentabilidade, destacando a importância do perfil na divulgação de conhecimentos científicos.
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